Monday, July 09, 2018

Contabilista

Gostava de ser um gajo que não pensa no que é feito por si para decidir o que há-de fazer pelos outros.
(na verdade, não gostava mas admiro essa qualidade nos outros, pelo que vamos imaginar que gostava)

A minha contabilidade não é facial; não retribuo na estrita medida em que recebo.
As minhas contas têm que ver com - digamos - taxa de esforço.

Por exemplo:
por natureza, eu sou um gajo muito preocupado com as pessoas de quem gosto e não espero que essas pessoas se preocupem comigo na mesma medida (nem quero mas, novamente, vamos imaginar que uma conta equilibrada poderia ser esta). 
O que espero, contudo, é que se preocupem com o meu bem-estar na medida em que consigam mas que não o olvidem por dar trabalho.

Honestamente, as minhas relações próximas - as poucas que resistem e resistiram - são fundadas nisto: que as pessoas em questão mereçam que me preocupe com elas.

Há uns anos, aquele que era o meu melhor amigo, disse-me numa fase péssima da minha vida que estava meio chateado porque eu não dizia nada e nem aparecia. Era como se não me preocupasse.
Nesta mesma fase, gente tão próxima e nem tão próxima foi-me perguntando como andavam as merdas (sempre com a resposta impecável!), o que apreciei.

Poderia, então, pensar-se que fiquei fodido com ele por não se ter preocupado mas o que aconteceu não foi isso.
Não recrimino quem não me andava a perguntar como eu ando - aprecio quem o fez mas não recrimino quem o não fez - porque se que quisesse alguma coisa poderia sempre ter pedido; nunca pedi.

Agora...no meio da merda toda estar chateado porque eu não lhe dava atenção?!
Pois...não.
Não sei há quanto tempo não o vejo mas estou a achar que deve rondar os 4/5 anos.
Não lhe sinto a falta.

Lembrei-me disto porque ontem fui ter com uns amigos dEla e Ela ficou chateada porque só no fim do encontro, quando nos vínhamos embora, a amiga dela se ter mostrado interessada por como Ela se estava; até lá, o que interessava era a amiga.
- Não devias ficar chateada com isso. Não se fica chateada com um cão porque ele ladra. As pessoas são assim.

....e eu acredito firmemente nisto.
No lugar dEla, não me tinha chateado.
Ajustaria as contas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home