Thursday, August 24, 2006

Ghettização



Não acredito em raças com propensão para o crime ou para a marginalidade.
Não vejo uma relação genética e, tanto quanto sei (que é pouco), nem histórica.
Cada vez mais se vê a criação de buracos sociais, zonas onde se junta determinado tipo de pessoas, não necessariamente criminosas mas pobres....Ghettos.
Se, à partida, é difícil combater a pobreza e a iliteracia, a dificuldade cresce desmesuradamente quando votada ao abandono e ao ostracismo.
Acredito que todas as pessoas podem lutar pela sua melhoria de estado, não aceito que a única opção seja a criminalidade...mas a verdade é que as circunstâncias tornam as escolhas mais reduzidas e mais difíceis.
Se te despacham para um lugar fétido, degradado e marginal tornam a esperança moribunda, à partida as pernas deixam de ter vontade de correr e implicam um esforço (que acredito TER DE SER FEITO) enorme pra te distanciares de onde te querem.
Quando se cresce num meio onde os punhos são a forma de reacção, o tráfico meio de subsistência e o roubo uma banalidade é mais complicado entender o errado de assim actuar, o quotidiano tem o dom de normalizar o que na verdade não é.
Começa pelo miúdo que vê o pai bater à mãe porque é alcoólico/drogado e a mãe faz uns biscates numa das muitas esquinas desse país.
O conceito de que bater à esposa é errado terá como se entranhar?
A ideia de que trabalhar é o caminho do sucesso tem como sobreviver?
Não....
O chavalo cresce a acreditar que "se a gaja se porta mal apanha nos cornos" e que "trabalhar é pra papalvos...cansa e ganha-se menos do que passar uns pacotes".
Estes problemas não acompanham só pobres nem pretos nem ciganos nem brancos nem amarelos....existem em todo o lado não é?
Ok...
Agora pensa no Ghetto ou em estar fora dele.
Se os atentados à dignidade acontecem em tua casa mas quando passas as portas os pais dos teus amigos e os amigos dos teus amigos não são assim dá pra pensar "Foda-se...alguma coisa aqui está errada..."....mas e se quando vens à rua tudo é igual ao que se passa dentro das paredes da tua casa?? Pois...é difícil surgir uma questão quando não há factos contraditórios.
Eu não sou a favor de desculpabilizar, o menos culpado sou eu e tu que em nada contribuimos para esta situação.
Quem prevarica deve ser castigado, lógico, a segurança tem de existir.
O que eu acho é que resolver um problema quando este está criado é temporário e não impede que o cancro se alastre, o mal mata-se na nascente e não na foz.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home