Monday, April 14, 2008

Irmãos e Irmãs

Esta é a última série em que fiquei agarrado.
Depois de Lost (com a qual perdi a paciência por conta da merda dos horários da RTP) e Anatomia de Grey (que deixou, por momentos, de ser emitida por causa da greve dos argumentistas), chegou a vez de Irmãos e Irmãs (como nunca tinha acompanhado, estou a ver por atacado e ainda não sofri com a greve).

Gosto da série, gosto da família caótica e desfuncional que, ainda assim, se mantém unida.
Não sei se será apenas um caso possível em ficção, acredito até que não, mas não me vejo ali.
Não aguento disfuncionalidade e constantes erros e perdões.

A minha maneira de pensar é linear demais para um emaranhado de sentimentos, é simples demais para arcar com aquela montanha russa em que agora não se suportam e meia hora depois amam-se muito.
Uma das explicações para isso talvez seja o esgotamento, mesmo físico, que uma discussão com quem gosto me provoca. Parece mesmo que levei uma porrada de taco de basebol.
Das poucas vezes em que as dores de cabeça me apoquentam são estas, discussão com quem não quero discutir.

Para mim, tudo é definitivo.
Não gosto de voltar atrás e muito raramente o faço (assim de cabeça, não me lembro de vez nenhuma... mas há-de ter acontecido).
Muitas vezes é visto como orgulho mas não o vejo assim. Eu esforço-me muito para que quem não merece não tenha razões de queixa.
Não é um esforço inglório, raramente desaponto quem não quero desapontar.

Por isso, o meu nível de exigência é grande, porque sei o quanto dou de mim.
Saio de casa às 04 da manhã porque um amigo ficou sem gasolina.
Desmarco reuniões porque outro amigo está na mó de baixo.
Durmo incrivelmente menos do que deveria porque precisam de mim.
Não vejo com bons olhos que não façam o mesmo por mim.

Mas naquela série, é um bocado que se foda.
Insultam-se uns aos outros porque ficaram desapontados.
Ficam fodidos porque a amante do pai é agora sócia da empresa... para depois apoiarem-na, contra a família, num determinado investimento...

Ok, é ficção.
Ok, eu gosto.

Seguramente não aguentaria.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home