Friday, April 11, 2008

Barak e Hillary

Pela primeira vez em anos, estou agradado com o que se passa nos EUA.
Acho um momento realmente histórico o facto de se estar a decidir se o próximo presidente é preto ou uma mulher.´
É, na verdade, a primeira grande contribuição para a história do mundo por parte dos EUA.

Gosto de ambos, para ser sincero.
No Barak não gosto do facto de ser um candidato pop [made by Oprah] e nem da demagogia que entendo excessiva.
Na Hillary não há nada que realmente não goste... ok, poderia falar dos excessos cometidos no discurso em que diz que temeu pela vida numa determinada viagem ao estrangeiro e que, vistas as imagens da sua calma passeata pelo aeroporto, não corresponde à verdade.

Mas nenhum destes pontos me parece decisivo e não é nenhum deles, também, que me fazem preferir que vença um ou outro.

Se decidisse quem apoio pela campanha feita, cairia para o Obama.
O discurso dele sobre o racismo foi, de facto, brilhante.
Não puxou para nenhum dos lados, não foi preconceituoso e não distinguiu as partes. Pretos e brancos como pessoas... isso agrada-me.
Gostei que não tenha caído no cansado tema do exclavagismo (ok, aconteceu mas todos temos de ultrapassar o passado mais tarde ou mais cedo) e da repressão policial.

Palmas para o Barak e para o discurso.
Sim, também acho que seria um belo serviço para a humanidade um presidente dos EUA preto.
Não por ser preto mas indiferentemente por ser preto.
Ganhava uma pessoa sem ser por causa de ter mais ou menos melanina na pele.

No entanto, numa conjuntura mundial (que nos afecta a todos), pendo para a Hillary...
A Hillary tem um ponto enorme a seu favor... é casada com o Bill, provavelmente, o mais brilhante presidente dos EUA da história.
Esquecendo que uma gaja caiu de boca na sala oval (o que não me poderia interessar menos), nunca os EUA foram tão fortes economicamente e quando os EUA são fortes economicamente... nós também somos.

Conseguiu evitar guerras pela democracia (sabe-se lá quantas) e, dessa forma, beneficiar milhões.
Eu quero-o lá.
É verdade que não será o presidente, mas não andará longe.

(caguei no McCain,
não por desgostar dele - depois do Bush, tudo é lucro - mas porque me parece mais do mesmo, apesar de mais brando e inteligente - se bem que afirmar a inteligência de alguém perante o Bush também não é dizer muito).

Vamos ver como acaba... eu estou em pulgas para ver o último episódio.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home