Tuesday, August 16, 2011

Há uns anos li um livro chamado Alamut. Um livro muito interessante que, até onde se consegue apurar, é muito correcto, historicamente.
Ora, o livro anda à volta da religião islâmica e do "nascimento" dos mártires suicidas e dos assassinos (haxixinos).

Não discorrerei sobre o livro em si mas antes sob a forma como encara o conhecimento no sentido de possuir informação indisponível aos outros e como este é ocultado aos elementos iniciantes da religiosidade.
O que acontece é que havia uma enorme manipulação aos que chegavam (pelo menos neste romance... a realidade pode ser muito diferente mas desconfio que assim seja); criavam-se ritos de iniciação e de passagem com promessas (que no livro passavam a realidade alterada com o haxixe) como aquelas que ainda ouvimos nos dias de hoje.

No fim da coisa, contudo, quando um dos elementos do grupo de mártires chega ao nível onde, na verdade, só ele chegou quando todos ficaram pelo caminho, é-lhe revelado que nada do que lhe tinha sido contado era verdade, nada existia além deste chão que podeia beber, comer e foder como bem entendesse porque...a nossa viagem acaba aqui.

Caso esta "estória" seja verdade...já viram? É literalmente a maior mentira da história!!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home