Lobo Encordeirado
Tenho mantido os olhos na eleição do presidente da França. Não de uma maneira tenaz, como aconteceu com a eleição do GOP nos EUA, mas com algum interesse.
O principal interesse que tinha veio a revelar-se na, para mim, maior notícia das ditas eleições e, também na minha opinião, a mais relevante notícia europeia dos últimos tempos: os quase 20% da Le Pen.
Era evidente que o extremismo ia mostrar a cara na França, como me parece que acontecerá nos restantes países europeus que não Portugal (porque nunca somos quente, apenas mornos, para o bem e para o mal) mas não era certo se se iria para a Direita ou para a Esquerda, sendo certo que apostaria mais na curva à Direita, apesar de, segundo nos mostra a história, quem segue a Direita é a Esquerda e vice-versa e o Sarcozy é Direita.
Assim, ganharia algum dinheiro mas perderia nas proporções, ou seja, nunca me passou pela cabeça que a Direita old schoolfosse aos quase 20%.
Ora, deveriam soar todos os alarmes que se tivesse à mão quando um país como a França tem 20% de gente que não se preocupa com o anti-semitismo e com, por exemplo, a pena de morte (isto de "não se preocupa" já sou eu a ser simpático). Deveria ser um aviso seríssimo à navegação do cargueiro europeu este torpedo que, para já, só passa perto.
Isto já não é, apenas, um problema económico.
Isto somos todos nós a começar a ouvir os tambores da guerra. Uma guerra que ainda se encontra longe e pode nunca chegar mas vale a pena arriscar?
Da última vez a coisa não foi bonita e, se bem se lembram, a crise económica também ajudou o aparecimento do tipo de bigode.
Eu estou preocupado.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home