Tuesday, June 11, 2013

O Mundo é Pequeno

Mais pequeno que o Mundo é Portugal.
Este fim-de-semana numa conversa absolutamente inofensiva descobri que uma amiga minha estaria grávida, uma daquelas pessoas que apesar da passagem do tempo e da falta de contacto regular é, ainda assim, minha amiga.
A estranheza de eu desconhecer este facto é, ainda assim, a menor. A maior é que quem me deu a notícia desconhecia que ma estava a dar porque não fazia ideia que eu conhecia a tal pessoa e nem eu imaginava que estava num jogo parecido com os seis graus de Kevin Bacon.

Mais tarde nessa noite mandei uma mensagem para saber se, de facto, existia uma gravidez que desconhecia.
Não existia, já tinha acabado. A criança já havia nascido.
Tudo bem, pensei eu. As coisas acontecem e dei os parabéns.

A coisa não tinha acabado.

Perguntou-me a recente mãe que mais eu sabia e não estava a dizer. Nesse momento comecei a imaginar que havia sido um parto difícil, que a criança padeceria de uma deficiência qualquer, que, que, que...mas não fazia ideia. Na verdade, como lhe disse, nem sequer sabia que a criança já tinha nascido pelo que laborava em notícias antigas e nada mais sabia.

Pelos visto, além da maternidade, tinha-se divorciado e além de se ter divorciado tinha mudado de latitude e além de ter mudade de latitude a dela agora era muito próxima da minha.
Senti que tinha metido a pata na poça e, caso não fosse uma metáfora mas antes uma realidade, ter-se-ia ouvido o meu queixo a arrastar-se pelo chão.

Assim, além do mundo ser pequeno levamos com muito mais informação do que a quer esperávamos e eu detesto ser apanhado de surpreso (sendo certo que ela deve ter detestado mais divorciar-se e tudo o resto).
Que nunca se pergunte nada quando não se sabe, à partida, qual será a resposta.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home