Friday, June 07, 2013

Tecnocratas

Dependendo do período em que nos encontrarmos, podemos aperceber-nos que umas vezes os tecnocratas são queridos e outras vezes não. É indiferente quem são, apenas interessa, para o caso, o perfil em questão.

Quando ainda estava o Sócrates a governar houve uma tendência para que a ideia generalizada era a de que precisávamos de tecnocratas; gente de inquestionável valor técnico, quer este fosse académico ou experiencial no que toca ao mundo real, e que estivesse afastado o mais possível sem que lhe fosse absolutamente alheio do mundo político.
Este desejo foi mais ou menos atendido e, passado algum tempo, os tecnocratas, afinal, não era bem o que se precisava, seria necessário o regresso dos políticos (como se eles tivessem ido a algum lado).

É esquisofrénico mas quase tudo é esquisofrénico.

O que me parece?
É uma resposta difícil porque nada é preto e branco.
A vantagem dos tecnocratas (vou partir do princípio de que são todos competentes) é que têm uma conhecimento técnico aprofundado sobre as respectivas matérias e saber como as coisas funcionam é sempre uma vantagem e quanto mais se souber melhor. Além disso, no imaginário, são pessoas sérias que se dedicam a fazer uma determinado trabalho e não têm por finalidade os votos, algo mais emocional e para o que estão menos preparados.
A desvantagem dos tecnocratas reside, como acontece com frequência, nas suas virtudes. Quero com isto dizer que o enorme e profundo conhecimento técnico é um entrave à inovação; é muito difícil a quem vive embrenhado na solução de determinados problemas para os quais estão profundamente preparados entender que os problemas podem não ser aqueles mas antes parecidos. E tá tudo fodido.

Todo o ensino é doutrinação e quanto mais peritos formos no ensino mais peritos somos na doutrinação. É uma pescadinha de rabo na boca mas...as coisas são o que são.

Por exemplo:
não me causa qualquer problema que o ministro das finanças seja um tecnocrata (embora a cada dia que passa tal se torne cada vez mais discutível) mas já tenho problemas que ele mande mais do que o que deve.
Por natureza, e isto é sempre susceptível de excepções, a um tecnocrata falta-lhe visão.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home