Friday, December 16, 2016

A Importância de Ser Céptico

Ontem tive uma conversa sobre um tema que me desagradou. 
O tema, em si, não é desagradável; é desagradável para mim.

Ainda pensei discorrer sobre isso mas não estou com vontade.
O que me parece mais interessante é isto:
enquanto falava dei-me conta de que é, para mim, extremamente importante ser céptico. É verdade que se corre o risco de ser cínico quando se exagera, coisa pouco recomendável, mas ser céptico é uma outra forma ou uma vertente muito importante de ser realista.

Como a minha cabeça anda sempre a mil à hora - por contraposição ao meu muito repousado corpo - ocorreu-me isto, a meio da coisa:
Sei que a história me fará justiça, até porque tenciono ser eu a escrevê-la, by Winston Churchill.

Ora, se não podemos olhar para um livro que conta factos e acreditar, cegamente, nele, haverá alguma coisa que mereça fé ilimitada?
Eu respondo: Não.

E pensam que o Churchill é diferente ou pior que os outros? Bem, talvez seja mais honesto e apenas isso.

Em Portugal é constitucionalmente proibida a constituição (pleunasmo, olé) de partidos políticos de extrema direita...não merecendo a extrema esquerda o mesmo tratamento.
Porquê?
Porque não foi a direita que escreveu a constituição...
(e sim, também me lembrei disto)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home