Tuesday, December 13, 2016

Democracia e Cenas

A Democracia faz-me alguma espécie mas não lhe vejo alternativa viável.
A ideia será a de sermos representados pelos mais capazes mas não sei se alguma vez isso aconteceu.

Agora, o grande problema são os profissionais da política.
Ter uma profissão que tem como foco obter e gerir poder é uma coisa muito pouco recomendável. O resultado, como se tem visto, não é grande coisa. 
Não sei se será o melhor dos paralelismos mas é um bocado como dinheiro fazer dinheiro. Sim, já o ouvimos há muito e o capital é indispensável mas quando o capital apenas serve o capital tudo se torna um pouco mais pernicioso.
Não pensem que descambei para o Comunismo, ainda não enlouqueci. O que quero dizer é mais ou menos isto: se o valor das empresas varia de acordo com factores diferentes com a sua produção e capacidade de gerar lucros, tudo é um bocado esquisito...é feito no ar e nada voa para sempre.
(poderia entrar pela moeda fiduciária, agora, mas não me apetece).

Antigamente, não haveria esta questão dos profissionais da política e tudo seria melhor...mas seria mesmo?
A Constituição dos EUA (o mais perfeito documento democrático, talvez) foi elaborado tendo em vista a protecção da propriedade e para evitar que os comuns decidissem de forma pouco conveniente. O Colégio Eleitoral é um bocado isso e ainda que tenha sofrido algumas mutações acabámos de testemunhas que mais votos não significaram a eleição de quem os recebeu.
O Estado Social como o entendemos é uma criação do Bismark e ele não o criou para beneficiar as pessoas - ainda que o tenha feito -, ele criou-o para garantir a sua manutenção no poder.

Novamente: o princípio da democracia não é errado mas, no fundo, a democracia é uma outra forma de domínio e de ilusão.

Então, estarei a dizer que algo de semelhante a uma Ditadura seria melhor?
Bem... em tese, é possível.
Parece-me claro que se tivéssemos à frente de um País um gajo realmente brilhante e realmente altruísta, tudo seria melhor.
Não se trata de soberba mas apenas de lógica: a minha Mãe, que muito preso, não teve a possibilidade de saber as mesmas coisas que eu sei nem possuir a mesma instrução que me foi garantida. Da mesma maneira, a minha Mãe não está preparada para entender o que é uma Constituição Europeia ou o impacto da queda do Dólar em relação ao Euro.

Ela não é estúpida nem eu sou particularmente brilhante.
Eu estudei; eu viajei; eu leio; eu não tive de começar a trabalhar aos 14... A minha Mãe tem muito mais valências do que eu em muitas e muitas coisas (incluindo ser melhor pessoa, em geral) mas quando o ar fica mais rarefeito ela não consegue respirar.

O problema das Ditaduras são os Ditadores.
É sempre assim: o problema são as pessoas.

Os Ditadores, como todos aqueles com quem nos cruzamos na rua, são egoístas e egocêntricos. 
Os Ditadores, como todos aqueles com quem nos cruzamos na rua, são corruptíveis e corruptos. Não tem de ser uma corrupção em termos materiais, que parece ser a única existente, mas outra qualquer... a boa vontade é corrompida por ouro e sexo e admiração e adulação e sei lá mais o quê.

A Democracia chateia-me porque as pessoas me chateiam.
Infelizmente, não vejo uma alternativa melhor ao governo de todos nós que não a Democracia e infelizmente, também, não me estou a ver a mandar-me para o meio do mato sem televisão, água potável ou saneamento básico.

Nada é perfeito e um gajo tem de se satisfazer com o menor dos males, coisa com a qual tenho problemas por não ter, ainda, chegado à puberdade mental.

...e Ry Cooder só porque é cool:


0 Comments:

Post a Comment

<< Home