Monday, December 26, 2016

Fácil e Difícil

Às vezes, parece uma distinção fácil de fazer.
Às vezes, percebe-se depressa se o outro é de trato fácil ou difícil mas nem sempre é assim.

No meu caso, por norma, passam-se por três fases:
1ª Não tenho ar de quem está muito disposto a fazer qualquer coisa que não me apeteça, pelo que não me pedem nada - Difícil;
2ª A minha tendência geral é dizer sim ou não e manter o sim ou o não, pelo que é preto e branco e nunca cinzento - Fácil;
3ª A minha tendência geral é dizer sim ou não e manter o sim ou o não, pelo que é preto e branco e nunca cinzento - Difícil.

A 2ª e a 3ª parecem a mesma coisa mas são, na realidade, muito diferentes.
Estas 3 fases são relacionadas com o grau de proximidade, daí a grande diferença entre a 2ª e a 3ª.
Na fase intermédia, é óptimo relacionar-se com alguém de quem se pode esperar aquilo que diz e que diz o que quer depressa mas quando se passa disso...

Por hábito, quando se recebe um não de alguém que nos é muito próximo confia-se que o não mudará porque a outra pessoa perceberá que a importância ou a vontade de agradar levará a que se repense a resposta; e pensa-se isto porque se é assim.
Vamos ouvir muitos nãos que são mais uma manifestação de pouca vontade de fazer mas, no meu caso, a minha pouca vontade de fazer traduz-se em sim e não em não. O meu não é um não mesmo, logo quando me sai da boca.
...e aqui começa a parecer mais Difícil do que Fácil.

Por exemplo:
K, queres vir ajudar-me a fazer isto?
Não respondi e fui.
Quando lá cheguei, disse: Não quero fazer isto. e dirigi-me, de imediato e sem mais nenhum comentário, para o sofá de onde tinha saído.

As pessoas habituam-se a esta estranha maneira de ser e, pelo menos no princípio, estranham-na.

Tem, ainda assim, algo de muito positivo tanto para mim como para quem me conhece o suficiente:
é sabido que se não quiser não faço, daí perceberem que se faço não o farei contrariado.

Ah, filho. Eu sei que fazes porque queres, não precisas de me dizer.
Quando não queres fazer só não fazes.

True that!

Tributo:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home