Tuesday, September 04, 2018

Cool Cat

O termo cat foi atribuído aos músicos de jazz (acho que pelos 20s) porque, como os gatos, eles eram engenhosos, estavam fora a noite toda, caíam sempre de pé e eram maio alheados da sociedade.
Eles eram cool cats e eu também, apesar de, infelizmente, o único instrumento que sei tocar esteja permanentemente preso ao meu corpo.

Hoje, pela primeira vez, senti a terra a tremer. Das muitas vezes que houve notícia de sismo nunca tinha dado por ela mas hoje dei.
A coisa não chegou aos 5.

Estava sentado a ver televisão - sim, no meu suplício diário de esperar que Ela se oriente para um gajo sair - e senti o sofá tremer. Parecia que o sofá estava assente em molas e não em pernas sólidas.

- Oh, C, acho que o sofá está a tremer.
Pois deve estar, isto está tudo a tremer!
Levantou-se e foi cirandar pela casa para tentar perceber o que estava a acontecer. Podem ser os alicerces, ouvi-a dizer.
Vais ficar aí sentado?
- Ah? - perguntei enquanto estava a prestar atenção à opinião sobre o próximo evento do UFC - Queres que faça o quê?
Nem sequer te vais proteger?
- Proteger de quê e como?!
E continuei a ver o que estava a ver.

Aprecio a minha capacidade de não me preocupar com o inevitável (se a merda fosse suficientemente rápida não havia nada a fazer além de levar com o tecto na cabeça) e a de não entrar em pânico (se tivessem começado a cair merdas das prateleiras e tal não iria pensar o que vou fazer?!, já estaria com Ela no ombro a bazar dali).

Como acontece de vez em quando, fiquei contente comigo e mais contente, ainda, por ser, de facto, aquilo que acredito ser e não o que digo ser quando falar é barato.

E lembrei-me que, eventualmente, no meu epitáfio poderia dizer K, a Cool Cat!
Seria suficiente e..cool.
Talvez tenha mesmo de aprender a tocar trompete...

PS. Há uns anos, quando perguntado ao João Donato o que gostaria de ter escrito na sua lápide ele respondeu: Ah, isso é fácil! Quero que diga "Aqui, Jazz".
O João Donato é um cool cat completo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home