Wednesday, August 22, 2018

O Homem Organizado

As pessoas que comigo trabalham acham que sou muito organizado e têm fundamentos para isso.
Não falho prazos nem respostas nem nada. Tudo é feito a tempo e horas (com óbvias excepções porque não sou perfeito).

Isto fez-me espécie quando descobri e fez-me espécie porque eu não sou organizado.
Parece estranho mas não é.

Como é sabido, para mim não há pessoas que são pontuais no trabalho mas não na sua vida pessoal. Estas pessoas não são pontuais.
Entendo a nuance mas trabalho em absolutos.
Quando se perguntar a estas pessoas são pontuais? a resposta certa é não.

...e porque sou assim um gajo simples pareço organizado.

O meu Outlook tem 3 pastas: Enviadas, Recebidas e Eliminadas. Nada mais. Não há pastinhas para quando tiver tempo ou urgente ou menos urgente. Não. Há os que chegam, os que mando e os que elimino e nunca tenho mais de 3 E-mails por tratar.
Quando digo que farei uma determinada coisa até dia X - pessoal ou profissional - ela estará feita no dia X dê por onde der. Não interessa a qualificação de importância. Se há data, respeita-se e assim nada fica para trás.
Entro ao serviço à hora X e saio à hora Y e é neste período de tempo que trato do que tenho a tratar; não o farei antes e não o farei depois. Dando-se o caso de não ter trabalho suficiente que justifique chegar às X, chego na mesma porque é a hora a que se começam a fazer merdas.

Haveria muitos exemplos destes a elencar mas estou a ficar cansado.
De todo o modo, duas coisas:
1. pode sempre acontecer alguma coisa completamente anormal que me faça falhar mas tem de ser muito anormal;
2. esta rigidez não tem só coisas boas mas, para mim, tem muito mais coisas boas.

...e há, ainda, um valor que é pouco tangível mas fundamental: as pessoas sabem aquilo com que podem contar e quando podem contar.
É certo que não terão o que querem quando querem mas sabem que terão quando eu disser que o terão; ainda que possa ser foco de alguma irritação é também um sossego.

Ah, K, mas quando as pessoas dizem "agora" não tem de ser MESMO "agora".
Tem, tem.
Se não for para ser agora diz-se para quando é e assim todos estaremos na mesma onda de pensamento e todos saberemos aquilo com que contar.

A metáfora pode ser uma coisa cool na literatura mas na vida quer-se literalidade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home