Tuesday, December 04, 2018

Machismo ou Realismo?

Quando andava a pesquisar os lugares para onde queria ir, excluí desde logo países em que o islamismo fosse muito predominante.
Ah, K, xenofobia!! clamarão.
Não é.
Sou muito tolerante com as crenças dos outros, especialmente com as crenças que são praticadas no próprio lar e, para mim, o País é o lar dos nacionais. Em abono da verdade, em muitos aspectos - incluindo históricos - sou mais apreciador da cultura islâmica do que da católica onde ando embrenhado todos os dias.

Então, porquê?
Bem...mulheres.
A minha experiência em países muçulmanos acompanhado não foi boa. As mulheres estrangeiras são demasiado assediadas e, quando sozinhas, pode dar-se de serem ainda mais que isso; quando acompanhadas por mim, dá-se que a coisa pode azedar.
Ah, mas as mulheres são assediadas em todo o lado! Sim. Mas os graus são diferentes.

Uma estrangeira de bikini é o absoluto oposto de uma nacional tapada dos pés à cabeça e a minha impressão - vamos chamar-lhe impressão - é que a indumentária ocidental (não falo só de bikinis; calções e tops não são muito diferentes) será código para hmm, esta gaja não é merecedora de respeito ao que poderá ser acrescentado o pouco hábito de ver pele feminina nas ruas.

Isto chegaria mas não é só isto.
Estive, por exemplo, com a Indonésia em vista mas eu não queria ir a Bali - sim, eu não quero ir para onde os outros vão mas isso pode ser tema para outro post - e indo para onde queria ir significaria que Ela não usaria a roupa que quer usar num país quente e na praia.

Reforço o seguinte: a minha postura quanto às questões de roupa e tal não é crítica. Sou eu quem vai para lá e sou eu quem tem de se sujeitar. E como não A queria sujeitar, risquei a possibilidade.

Mas em qualquer circunstância, viajar com Ela limita-me.
Há coisas que eu faria e não faço porque considero um risco excessivo para Ela suportar;
Há coisas que eu faria e não fiz porque Ela tem um receio que em mim não existe e forçá-la para lá do razoável não é algo que queira fazer;
Há mínimos que se impõe porque o bem-estar dela me preocupa muito mais do que o meu. Eu arriscaria não ter onde dormir e passar a noite numa praia ou estação de camionetas (já o fiz) mas não o farei com Ela.

Ah, K, isso é machismo! Achas que só por ser mulher não suporta o mesmo que tu!
Duas coisas:
1. Não é que ache que Ela não suporta. É que não a quero colocar numa posição em que tenha de suportar;
2. Sim, acho que por ser mulher suporta menos que eu em determinadas circunstâncias porque o corpo dela tem limitações mais próximas do que as minhas e as pessoas não olham para Ela como olham para mim.
(pedi-lhe para ir pagar o pequeno-almoço e quando voltou, uns minutos depois, disse-me que o gajo lhe tinha cobrado mais do que era devido. Mas não lhe explicaste?! ao que Ela respondeu expliquei mas ele insistiu e eu desisti.
Fui lá. Disse-lhe o mesmo e em meio minuto voltei com o dinheiro que não havia de ter sido pago. Disse o mesmo e dei a mesma justificação mas ela não tem nem voz grossa nem 100 kgs a apoiar as palavras.
Quem acha que Homens e Mulheres são literalmente iguais é estúpido ou nunca saiu da bolhinha que criou)

Admito que isto possa parecer um longo acumular de palavras para terminar com prefiro ir sozinho mas não é.
Mentiria se dissesse que em determinados momentos não penso que seria melhor e mais fácil se fosse só eu mas, ponderando todo o tempo, não preferia ir sozinho.

Ela não limita muito. Eu é que não tenho quase limites.
Ela parece bichinha quando comparada comigo mas não é bichinha em geral.

Ela que apenas fez resorts e tours guiadas, mandou-se para o outro lado do Mundo durante 3 semanas sem nada marcado além de uma viagem de avião e duas noites no primeiro lugar. E sabia que vida de hotel era para esquecer. E sabia que esta merda não ia ser estar sentado na berma da piscina - piscina que nunca existiu! - a matar umas bebidas.

O que descrevi não é uma dissertação sobre machismo ou sobre preferir ir sozinho.
O que descrevi é a realidade.

E não, não preferia ter ido sozinho.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home