Friday, October 15, 2010

Xiaobo

Como será conhecido da generalidade das pessoas, o nóbel da paz deste ano é Liu Xiaobo e, por ser do conhecimento geral parace-me desnecessário desenvolver sobre o porquê.
Poderei, contudo, dizer que, na minha opinião é mais que justo e numa altura em que a China se posiciona, cada vez mais, como uma enorme e poderosa nação económica é, também, uma demonstração de coragem porque...a reacção Chinesa era mais que previsível.



Mas, na verdade, o que mais me impressionou não foi a atribuição do prémio (uma vez mais, mais do que justo) mas a posição do nauseabundo e podre PCP.
Quando começava a pensar que, se calhar, tinha uma aversão injustificada por este partido sou forçado a ficar pela impressão passada.
Estes tipos (os defensores dos direitos do povo, os baluartes das classes mais desprotegidas e afins...) entenderam como injusta a atribuição do prémio. Porquê? Porque a China é comunista e quando o mínimo que poderiam fazer (caso possuíssem dois neurónios) era distanciar-se de um regime que em anda se preocupa quanto a direitos fundamentais e afins, colaram-se a ele.
Ridículos, de terceira categoria e tudo mais que se possa dizer sobre eles.

Mais!!!!
Compararam a atribuição deste nóbel ao do Obama.
Sim, concordo que o de Obama foi forçado, imerecido e, de resto, reconhecido pelo próprio que não era justo. Sim, foi eminentemente político. Sim, foi mais uma previsão do que ele poderá vir a fazer do que o que fez.
Agora, o Xiaobo? Este tipo anda em frente a tanques desde 89!! Este tipo, numa admirável entrevista, disse qualquer coisa como "sim, estou preparado para ir preso. Se aqui se vai preso por lutar pela democracia e se eu luto pela democracia aqui, o mais natural é que vá preso". Este tipo que deitou fora uma promissora carreira como professor longe da China para voltar para, inevitavelmente, ser preso!

Idiotas!!
Depois admiram-se que o BE lhes dê no rabinho!!
Idiotas, mil vezes idiotas!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home