Tuesday, December 14, 2010

Inesperado

Algumas das mais brilhantes descobertas da minha vida vieram de onde não esperava. Sim, não serei caso único, longe disso, mas é uma fenómeno tão intrigante como estranho.
Se procurar ingredientes devo procurar a cozinha;
Se procurar filmes devo procurar o (extinto) video clube;
Se procurar arte devo procurar uma galeria.

Tudo isto está certo, seria, até, uma parvoice procurar o que quer que seja longe do seu habitat natural...contudo, as maiores pérolas que encontrei não se encontravam nas ostras, como seria de prever.

Um desses exemplos é a música (parte manifestamente importante dos meus gostos e prazeres).
Descobri Nina Simone enquanto via o filme Nikita, por exemplo. Nikita era uma assassina profissional obcecada por Nina Simone.
Naquela altura era ainda mais ignorante e pensei, até, que o nome da artista era inventado, para efeitos das história (afinal, quem se poderia chamar Nina Simone?!), contudo, passado algum tempo (bastante, diga-se) ela reapareceu na minha vida e não mais me deixou.
Para quem possa ter dúvidas do porquê: http://www.youtube.com/watch?v=PgvQvCbGy_c

Ainda dentro do fenómeno música, tenho mais uma memória para contar. Nada de novo, mesmo neste blog, mas, ainda assim, interessante.
O meu gosto pelo samba não é de hoje mas, como acontece em quase tudo que requer bom gosto, também não me acompanha desde que nasci.
Por incrível que pareça (e eu sei que parece) fui para o Rio de Janeiro por causa do samba. Sim, quando todos achavam (e ainda acham, sem dúvida) que ia à procura de gajas, a verdade é que fui para visitar a Lapa e tantos outros lugares que me pintava a alma de bamba.
Bem, regressando: quando fiz 27 ou 28, não me recordo ao certo, fui festejar desde as, talvez, 3 da tarde até quando fosse; eu e outro amigo deslocamo-nos onde nos servissem cerveja sempre que o pedissemos (e com rapidez) e uma horas depois e muitas cervejas mais tarde vimos um cartaz que anunciava um concerto para essa noite.
Foi decidido ali. Uma cantora que desconheciamos, reportório que nunca tinhamos visto mas um estilo que me agradava. Fomos e descobrimos e, desde esse dia (o que marcou, por sinal, a estreia da artista fora do seu país, descobri mais tarde) nunca mais faltei a um show dela por cá.
Para quem tiver curiosidade: http://www.youtube.com/watch?v=-Kv2uX8NSRU

O que interessa encontra-nos mas, pelo sim pelo não, devemos continuar a procurar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home