Monday, April 06, 2015

Hyperthymesia

Isto é o nome técnico para uma patologia (?) que implica a pessoa lembrar-se de tudo com um imenso detalhe e quando digo imenso detalhe quero dizer tudo. Por exemplo, chuta-se uma data e a pessoa lembra-se do que tinha vestido, o que tinha almoçado e por aí fora a uma velocidade estonteante.

Há uns tempos, deu uma reportagem sobre gente deste tipo no 60 minutos e pareceu-me estar a ver a versão actual da mulher barbuda ou do homem elefante de antanho mas como estavam mais bem vestidos e, supostamente, a serem elogiados a coisa foi vista de forma diferente.
Durante o dito programa esta característica foi pintada como um gift, um talento especial e eu vi-o mais como uma patologia.

Sem muito pensar sobre isso, o que fiz depois, pareceu-me uma cruz lembrar tudo. Substituir a ideia do sofrimento de partir uma perna, por exemplo, pelo sofrimento em si; pensei que se todos pudessemos ter esta mesma capacidade já teríamos deixado de existir porque que mulher quer passar pelo parto se, novamente, tiver ideia de quanto dói sentir quando dói.
Como não larguei o osso, fui sabendo mais inconvenientes desta patologia (agora, sem ?). As relações destas pessoas não são duradouras porque...se lembram de tudo e há coisas que convém esquecer.

Isto parece uma construção esquisita vindo de quem não se esquece ou esforça-se por não esquecer. E será. Mas, como acontece com frequência, não faço o que deveria mas sim o que consigo.

Extrapolando para uma onda mais abstracta, veja-se o seguinte:
Se, como acredito, quem gosta de todos não gosta de ninguém, quem se lembra de tudo não se lembra de nada.
O que quero dizer com isto?
Se nada é deixado para trás torna-se impossível estabelecer prioridades, o que o nosso cérebro - esquecido - faz naturalmente. Não deveria ser tão importante o almoço como o encontrar de quem se procura mas se temos a mesma vívida imagem de uma coisa e de outra, como podemos distingui-las?
Não é tão importante o que a pessoa tem vestido como a pessoa em si, certo? Mas se tudo estiver no mesmo degrau...
(ainda dentro deste assunto, descobri, com espanto, que estas pessoas têm dificuldade em reconhecer rostos. Porquê? Porque elas decoram as expressões e não os traços gerais, o que leva a que a mesma pessoa tenha uma miríade de caras e não apenas uma... e têm de vasculhar o arquivo para as encontrar).

Isto para dizer o quê?
Bem, não muita coisa...mas que a evolução é mais esperta, sem querer, do que nós com toda a atenção do mundo, isso é.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home