Tuesday, November 15, 2016

GENTE, nem amor nem correspondido.


Esta foi a forma sarcástica - sempre a melhor das formas - com que o House respondeu ao problema que tem com as pessoas em particular que não a Humanidade em geral mas, para o objectivo pretendido, a diferença é demasiado ténue para interessar.

É comum pensar-se que não gosto de pessoas, ideia que alimento pelo mesmo motivo que descrevi: a diferença entre não gostar de pessoas e não gostar da Humanidade é demasiado ténue...sem prescindir de que há pessoas de quem não gosto nadinha.

A realidade, contudo, não é bem esta. 
Não é que não goste das pessoas. O que acontece com muita frequência é que as pessoas que dizem gostar de pessoas não gostam de facto. O que as pessoas que gostam de pessoas tendem a gostar é da ideia que têm das pessoas, ideias essas que são alicerçadas em filmes feel good e em manifs de apoio a animais e coisas do género.
Eu aceito as pessoas e as pessoas são imensamente imperfeitas.

Por exemplo (vamos às celebridades porque é a única coisa que interessa, hoje em dia):
1. ouvem-se loas pelo envolvimento do Leo na causa ambiental. Dá-se que o Leo grita a plenos pulmões com o seu carro eléctrico debaixo do braço enquanto se dirige para o avião privado e para o iate onde vai passear a mais recente Anjo da Victoria´s Secret (respect!);
2. o Bono anda com cenas RED e a lutar pelo perdão da dívida aos países de terceiro Mundo e, no mesmo fôlego, ainda que entre dentes, tem as Holdings dos U2 em paraísos fiscais.

Percebem?
Com estas minhas apreciações - factuais - parece que estou a apontar para o que detesto nas pessoas mas não é o que está a acontecer. Eles são assim, egoístas, e as pessoas são assim, egoístas; Eles são, assim, hipócritas, e as pessoas são assim, hipócritas.
Eu aceito o egoísmo e a hipocrisia, pelo que não me desiludo. Aceito a realidade.
Alguns de vós poderão, agora, ver estas duas celebridades como pessoas horríveis e achar que não é destas pessoas que se deve gostar mas estarão errados: Elas são assim. Vocês são assim.

Eventualmente, irrita-me muito mais o facto de andarem a eleger gente deste tipo como modelos. E irrita-me porque estão a eleger modelos de que não precisam e a imaginar pessoas que não são.
Irrita-me mais esta necessidade de modelos e de heróis porque pobre do povo que precisa de heróis (Brecht, bitches!).

É comum dizerem-me acreditas que X fez isto? e comum eu responder Acredito. Faz sentido...
Onde andam as pessoas com a cabeça?
O PC separou-se de uma gaja porque se apaixonou por outra e está tudo chocado. Chocado? O gajo já fez isto sei lá quantas vezes...é o que ele faz! Surpresa porquê?

Não sou eu quem tem uma relação difícil com a Humanidade.
Quem tem uma relação difícil com a Humanidade é quem espera dela uma coisa que não é...

...mas é difícil pensar que somos todos umas bestas.
Bem, entrando num clássico, se formos todos umas bestas, ninguém é uma besta.

Quase uma novidade: acaba-se num ponto positivo (foi, não foi?).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home