Tuesday, July 24, 2018

CIGANOS ROMENOS

(este vai-me doer um bocado)

Um responsável político da minha cidade publicou um post no FB  - sim, começa mal! - com o título que dei a este post dando conta do mau comportamento de um grupo de Ciganos Romenos e especificando a zona de actuação deles a que se referia.
A publicação começa com não, não sou racista nem xenófobo o que é sempre um sinal de alerta; é como os que dizem como posso ser racista?! Até tenho um amigo preto!!

O SOS Racismo veio reagir dizendo que é particularmente grave que um responsável autárquico, com funções de representação do povo que o elegeu, difunda e torne públicas mensagens de natureza discriminatória, em afirmações pontuadas por preconceitos e por insultos.

Pá...
O problema aqui prende-se com o que o gajo quis dizer e explico-vos porquê.
Eu conheço a zona a que o gajo se refere e conheço, também, o grupo a que faz referência; melhor ainda que eu conhece a minha Mãe.
Tudo o que é descrito na publicação dele é FACTUALMENTE VERDADE.
É verdade que deixam lixo por todo o lado;
É verdade roubam;
É verdade que incomodam moradores, comerciantes e quem mais por lá passar;
É verdade que são Ciganos Romenos.

Isto que eu descrevi não é racismo nem xenofobia nem nada que se lhe assemelhe;
Isto que eu descrevi é a descrição da realidade por qualquer pessoa que conheça o caso, onde me incluo.

SE é como descrevi até aqui, o SOS Racismo deveria estar calado.
...só que pode não ser.

Não é possível excluir que o gajo tenha o seu quê de racista. Pura e simplesmente não é.
Tenho problemas com quem atribui características a um grupo sem identificar os integrantes.
Fosse o título do post Os Ciganos Romenos que Estão no Sítio X e apenas o defenderia.

Eu sei que isto é uma paneleirice; é perfeitamente possível que fosse exactamente isto que ele quis dizer mas eu também sou sensível à questão que incomodou o SOS Racismo porque racismo chateia-me.

Agora, o verdadeiro problema talvez seja outro:
Não é difícil gente boa tornar-se racista.
A minha Mãe é um sonho de pessoa e não pode ver Ciganos Romenos nem pintados de amarelo porque todos os que conhece - e já são umas dezenas! - correspondem à descrição do gajo a que me referi no início;
Verdade seja dita, não conheço um Cigano Romeno que não se enquadre em pedinte, ladrão, mendigo, produtor de lixeira a céu aberto e afins.

Eu sou muito pior pessoa que a minha Mãe mas não sou racista por uma questão meramente intelectual; acho mal classificar uma população que não conheço por uma amostra que me é apresentada.
Dá-se que não sei se será justo pedir a todos que se abstraiam desta maneira.

É uma situação de merda.

Eu queria muito concordar com o SOS Racismo mas àqueles Ciganos Romenos era corré-los!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home