Friday, July 27, 2018

Sofisticação e Escorpião

SOFISTICAÇÃO
(não aprecio particularmente o termo mas rima)

Eu sou um gajo sofisticado. Não pareço, o que me agrada, mas sou.
Por causa do meio em que me movimento as mais das vezes e em consequência daquilo a que estou exposto pelas televisões e tal, estou constantemente em estado de tédio e, provavelmente por isso, é comum pensar-se que tudo para mim é chato mas nem tudo para mim é chato.

Ontem andei com as patas metidas num quintal.
A tarefa de me andar a passear foi repartida por duas pessoas. Uma delas andou a explicar-me a flora e outra a fauna.
K, isto é de onde vêm os pimentos; ali é do feijão; aquilo são tomateiros.
K, não te preocupes com os gansos, só quando estão a parir ou para parir é que atacam; pronto, lá vão eles comer relva; os gansos só põe ovos uma vez por ano.

Disseram-me muito mais coisas mas não consegui decorar todos os nomes - especialmente das leguminosas - por muita atenção que tenha prestado e prestei.

Depois, estive a ouvir histórias de gente antiga que não é de  e que todos os dias, depois do jantar, passavam não sei quanto tempo a rezar e pedir bênção e cenas.

K, foi muita seca?
Não foi.
Aprecio muito tudo o que me é estranho e que desconheço. O assunto tem interesse mas não muito...se me for estrangeiro, paparei sem resmungar e com gosto.

....a minha impaciência prende-se com outras coisas supostamente impressionantes.
Podem-me falar minuciosamente sobre, por exemplo, a Guerra das Estrelas mas eu sei quem é o Isaac Asimov;
Podem-me explicar que Keynes implementa o consumo mas eu li Keynes. Eu sei que não é exactamente isso que ele diz;
Podem-me falar do restaurante que é o último grito das redondezas mas eu conheço restaurantes finos de primeira água;
Podem-me vender o Figo como grande candidato mas eu lembro-me a forma como ele chegou ao Barcelona e como toma pequenos-almoços com gente...vá, duvidosa.

Percebem?
É-me difícil tolerar caixas de ressonância que não sabem muito do que estão a falar mas querem impressionar com a rama. E a minha vida é isto.
A esmagadora maioria das vezes eu sou o gajo de pistola e o outro vem de faca.
E isto é chato e desinteressante.

 Expliquem-me como se plantam cenouras e façam-me feliz!

ESCORPIÃO

Pessoas inteligentes procuram os actos mais do que as palavras para perceberem os outros.
O meu padrão é fácil de perceber: fodam-me e estão fodidos mas, no fundo, ainda que a expressão seja certa a realidade é bem pior.

Talvez em tempos passados tenha sido diferente mas, agora, não sou um gajo vingativo por considerara uma extrema perda de tempo.
Não se enganem: se a oportunidade se apresentar, eu acerto como puder mas já não o faço activamente.

Ah, K, então por que é que a realidade é ainda pior que isso?!
Bem...porque pura e simplesmente desligo; a pessoa deixa de existir no meu mundo; a pessoa para para a irrelevância.

Suponho que algumas pessoas que fazem parte da minha vida e que por lá querem continuar se preocupem com este meu feitio/forma de ser/hábito e encontram nos outros o que lhes poderá acontecer.
Não estão erradas. Pode mesmo. Aconteceu a outros.

A expressão não será a melhor mas é engraçado que me pensem sempre como o escorpião a se pensem sempre como a tartaruga.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home