Monday, August 13, 2018

A Realidade ofende os Progressistas/Abraçadores de Árvores/ de Esquerda

É conhecida a minha aversão a sermos todos iguais e, por norma, rebelo-me contra esta ideia com os mais óbvios e claros exemplos físicos de quem é mais forte e mais rápido do que nós e que nada podemos fazer para contraria...por muito que acreditemos.

Ontem, lembrei-me de outras coisas do género.
A ideia de que há igualdade de oportunidades é intrinsecamente juvenil e apenas pode ser acreditada por...juvenis ou parvos.

self made men?
Há mas ainda que nos vendam que isso é comum, a verdade é que não é.
Seria mais fácil e indolor usar exemplos como os do Donald Trump que recebeu um pequeno empréstimo do Pai no valor de 1 milhão de euros.
Ainda que tivesse sido a única ajuda que recebeu, só um idiota desfasado da realidade entenderia tal ajuda como pequena.
...mas farei diferente.

Quando era mais miúdo, comecei a dar-me com ricos mas não dei conta de enormes diferenças entre nós. É certo que as casas deles eram muito melhores que a minha mas no resto as diferenças não eram óbvias.
Ia sair para os mesmos sítios e acompanhava as bebidas deles; algumas das vezes, na verdade, tinha mais dinheiro no bolso que eles.
O que não entendia e só o vim a perceber mais tarde é que a diferença se manifestava em coisas que não valorizava como o facto de estarem seguros que entrariam sempre na faculdade - pagassem o que fosse para pagar - e que quando, por exemplo, tinham dificuldades no francês...iam para França durante 1 mês para um curso intensivo.
Não entendia a diferença porque não precisei de privadas e também nunca precisei de explicações; se tivesse precisado de uma coisa ou de outra teria percebido mais cedo que a vida deles e a minha era muito diferente.

E depois a vida foi acontecendo.
Usarei as histórias de 3 penedos:
Um deles era enormemente burros e, quando voltei a ter contacto com ele, era uma merda qualquer na câmara que lhe dava direito a motorista privado;
Outro deles era um bocado menos burro e acompanhei a sua tentativa de exercer a profissão para a qual estudou durante anos com imenso insucesso; depois, foi para o negócio de vinho da família;
O último teve um trajecto parecido com o Outro e teve o mesmo desfecho mas começou muito mais cedo.

Poderão pensar que estou revoltado porque gente incomparavelmente mais limitada que eu teve direito a uma vida mais fácil sem nada terem feito por isso.
Não estou.
É certo que eles são como uns penedos e não têm capacidade para fazer grande merda mas é também verdade que alguém antes deles andou a dar no duro para os beneficiar.
A vida não é igual para todos e nem pode ser.

Uma outra vantagem que a maioria dos gajos com quem convivi teve em relação a mim foi a própria cultura com que conviviam.
Fui eu quem expliquei muitas e muitas das merdas de etiqueta aos meus Pais e não o contrário;
Fui eu quem teve de descobrir o Jazz porque nenhum dos meus familiares mo mostrou;
Fui eu quem teve de descobrir o valor intrínseco e pouco óbvio de ler e aprender coisas que não resultam numa evidente aplicação prática.

Poderão pensar que critico os meus Pais.
Não critico.
Os meus Pais fizeram o melhor que conseguiram e, em abono da verdade, fizeram muito mas estavam limitados nas suas capacidades, habilidades e conhecimentos.

É fundamental tentar dar todas as oportunidades aos menos afortunados que os afortunados possuem como, por exemplo, o gratuito acesso a educação e à saúde.
Esta é uma forma de tentar tornar o Mundo mais plano mas o Mundo será sempre inclinado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home