Thursday, August 02, 2018

Não sou Racista Porque...

Porque sou um realista, poderia haver muitos motivos para ser racista. Eu não acho que somos todos iguais no sentido em que a expressão é usada.
Eu acho que uns são melhores do que outros;
Eu acho que uns são mais espertos que outros;
Eu acho que uns são mais rápidos que outros;
...e a lista seria interminável!
É minha convicção de que alguns de nós são mais abençoados geneticamente que outros.

É natural que o que descrevi seja entendido uma banal particularização mas...bem, para não ferir susceptibilidades, haverá quem discorde ou, sequer, se sinta ofendido quando se afirma que os pretos são mais abençoados na prática desportiva que os brancos?
Não é politicamente correcto fazer outro tipo de afirmações - para as quais nem sequer estaria preparado, na verdade - o que, no seu íntimo, é parvo mas que é explicável pelo contexto histórico.
(parece-me estúpido que o termo nigger só não possa ser usado por brancos mas esta estupidez é atenuada pelo...contexto histórico).

Bem, mas voltando:
Ontem, tive uma troca de E-mails deste tipo:
K, hoje não dá para ir ao X depois do expediente porque tenho de ir ao Ginásio; estou no projecto Praia 2018.
- Não faz mal. Era só para saberes. Eu ando numa fase parecida.
Fazes bem! Nota-se.
- Ando numa fase parecida porque as minhas últimas análises não foram grande coisa e não estou virado para andar a mandar insulina!

E perguntam vocês: Mas K, o que tem isso que ver com a explicação para não seres racista?!
É relativamente simples:
É minha convicção que há diferenças óbvias entre pessoas e que poderão haver diferenças entre raças (além das naturais características visuais que as diferenciam) mas estou ainda mais convicto que continuamos todos a ser, despidos, a mesma coisa.

O relevo, para o meu raciocínio, do que descrevi é isto:
Mesmo que a pessoa que recebeu a minha resposta não se tenha apercebido, quando precisei de especificar o motivo de andar a ter mais cuidado com a alimentação (reparem como a própria palavra dieta me incomoda!) estava a tornar claro que me estava a cagar no aspecto físico do meu aumento/diminuição de peso...e quem faz isto é gente insegura e que se importa com o que os outros pensam.

Ora,
é verdade que não sou inseguro e que me estou a cagar no que pensam de mim mas mesmo assim ainda há uma réstia de insegurança em mim.
Eu não sou igual aos outros que são inseguro mas eu também tenho inseguranças.

No fundo, no fundo, somos todos iguais mas, por vezes, esta semelhança é ténue e incompreendida.
É comum acharem que eu gosto de confronto mas isso não é verdade. Eu não gosto de confronto.
O que acontece é que porque não o evito a todo o custo, dá a impressão quer que o procuro quer que nunca tenho medo; não procuro; sinto medo.

As diferenças existem e são óbvias mas entendo a dignidade e identidade humana como tão presentes e óbvias.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home