Wednesday, August 08, 2018

Gente que gosta de se Enturmar

Gente que se esforça demasiado chateia-me um bocado.
Já começo a aceitar - ainda que não a conviver - que alguns de nós sentem uma necessidade intensa de se integrar, de qualquer maneira, num determinado grupo; aceito como se aceita que a chuva me vai molhar quando cair mas, ainda assim, prefiro abrigar-me.

A minha natureza não é de convívio, pelo que sou educado com gente nova mas não particularmente simpático. Eu não sou a comissão de boas vindas.
Depois, como acontece com todos nós, vou ganhando afinidade com alguns mas, de uma forma já mais diferente da maioria de nós, raramente ganho sentimentos desagradáveis porque não houve qualquer investimento emocional.

Qual o motivo deste assunto, K?!
Bem...um gajo que começou a trabalhar cá é do tipo que se quer enturmar com força e isso não me chateia. Desde que me deixem em paz.

O que se dá é que, de vez em quando ou muitas vezes, a vontade de se enturmar vem acompanhado de uma tentativa de se parecer espectacular e culto e inteligente e por aí fora. E isso não me dá paz.

Hoje, estávamos a falar de carros e eu disse que o meu tem 55 cavalos e o gajo diz-me não, o teu tem 70 cavalos.
Pera: tu sabes melhor do que eu o motor que o meu carro tem?!
Engasgou...e bem.

...e depois, começou a falar de motas.
Atirou, então, não sei por que não de encontram mais Benellis por aí!
(isto, sim, é divertido)
A Benelli é o mais antigo fabricante italiano de motos ainda em actividade.
Além do peso histórico, não é particularmente barata e não é particularmente boa e não é particularmente comercial (provavelmente, por todos estes motivos).

O que o gajo quis fazer foi atirar um nome exótico, algo que gente que quer parecer saber mais do que o que realmente sabe tende a fazer.
Vou tentar explicar:
Uma Canon 5D IV é o topo de gama das máquinhas fotográficas profissionais da Canon (deixaremos a 1D de fora), pelo que quando virem alguma estarão perante um:
1. profissional;
2. otário que tem uma cena que não sabe usar.

Poder-se-ia pensar que estaremos, as mais das vezes, perante uma pessoa do tipo 1 mas a minha experiência diz-me que estaremos, as mais das vezes, perante uma pessoa do tipo 2.

...e este gajo é a mesma coisa: para parecer um connoisseur atirou o nome mais exótico que encontrou para impressionar.
...e quando se me tenta impressionar com assuntos que conheço, raramente corre bem.

Há, óbvia e claramente, muita e muita gente que percebe mais do que eu em todos os assuntos mas, uma vez mais, a experiência diz-me que há muitos mais que pensam que percebem merdas porque foram, um dia, à wikipedia.
Esta segunda estirpe, dá-se pior; eu sou obcecado com as coisas que me interessam e apenas limitado pelo meu intelecto porque em esforço sou difícil de bater.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home