Friday, September 21, 2018

Nazi das Horas

O Seinfeld tinha o soup nazi que decidia quem deveria receber a sopa que vendia de acordo com o respeito pela coreografia que era necessária para realizar o pedido e pela intolerância a pedidos que contemplassem alguma diferença com o que servia e como servia.
Eu sou assim com horários.

Não me agrada ser intransigente com horários porque não é sexy seguirem-se regras mas é pior o caos desordenado.
Eu, control freak, me confesso.

Existe uma compulsão pela ordem que me é inerente ainda que não aparente mas esta compulsão é alimentada pela racionalidade.

Atrasos são justificáveis.
Ser-se atrasado por natureza, não.

Pode ocorrer um acidente que impossibilita o cumprimento do acordado?
Pode ocorrer uma maleita que impossibilita o cumprimento do acordado?
Pode um despertador avariar ou um telemóvel ficar sem bateria e impossibilitar o cumprimento do acordado?
Pode.
Pode haver um acidente e uma maleita e uma avaria todos os dias?
Não.

Julgo, por exemplo, pessoas que andam apressadas na rua.
Uma pessoa de passo apressado - se não estiver a fazer exercício ou a acorrer a uma emergência - é só pouco organizada.
Acorda mais cedo;
Demora menos tempo a tomar o pequeno-almoço;
Vês menos posts no FB:
Atribui menos likes no Insta;
Organiza a roupa no dia anterior;
Andar mais depressa é o resultado de um atraso anterior e não do momento.

A maioria de nós tem horas que se repetem todos os dias para cumprir.
A vida não é inesperada, apesar do que nos contam os idiotas do cada um é cada qual...que, curiosamente, também costumam ser os que se atrasam para toda e qualquer merda.

Eu não ando depressa na rua.
Primeiro porque não gosto, Segundo porque não é sexy e Terceiro porque eu sou organizado no meu tempo.

Ainda que não seja algo que defenda como bom ou a seguir:
o meu dia de trabalho deveria acabar às 18.00hs mas, em termos efectivos, acaba pelas 16.30hs.
A partir das 16.30hs, passo a adiantar trabalho dos dias seguintes ou a tratar de questões burocráticas que são necessárias mas nada urgentes.

Ah, K, então não gostas é de trabalhar!!!
Não se trata disso.
Trata-se de que é impossível prever o imprevisto e todos os meus dias são montados a contar com o imprevisto para evitar que o imprevisto me foda.
Se algo de absolutamente inesperado - que pode, até, ser um esquecimento - acontecer, tenho, no mínimo, uma hora e meia para tratar dele...todos os dias.

Para 95% dos casos, não ter tempo é o caralho!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home