Monday, July 17, 2006

Ópio do Povo


...e o meu também.

O efeito catártico e potenciador de desaparecimento de problemas que uma vitória do meu clube proporciona é uma das coisas mais estranhas (ou nem tanto) que conheço.

Durante 1.30 hs tudo que meche do outro lado do campo é inimigo, a batalha é violenta, o "bonas" que anda de preto é o maior fdp de entre todos os fdp e quando se ganha...o céu é mais azul (literalmente eheheh) e a temperatura sobe.

Só ganho quanto? Ah....não interessa...
Tou desempregado? Ah...pouco importa...
O deficit quê? Ah...ganhamos o jogo...
Corrupção onde? Oh...viste o golo do McCarthy??

É inacreditável...e eu vou no barco também.
Chego a acreditar que o PIB dispararia para patamares (a palavra patamares e futebol são indissociáveis ehehe) nunca vistos se Portugal tivesse sido campeão do mundo...ou pareceria...

Futebol é cultura, aliás, a única forma de cultura que é capaz de deixar toda a gente em igualdade.
Não conheço ninguém (além de uns pseudo intelectuais alienados) que não discuta um penalti mal/bem assinalado, não conheço ninguém que não saiba exactamente qual o problema da equipa que não ganhou...e não é tão bom?

Acredito, piamente, que um fenómeno de massas é o melhor veículo para a educação de uma povo eventualmente alienado, acredito, piamente, que a xenofobia e o racismo podem ser muito melhor combatidos naquele hiato em que toda a gente anda atrás de uma bola do que com campanhas do tipo "a raça tal é nossa amiga".

Também é um veículo que potencia a xenofobia e o racismo poder-se-á dizer...mas algum xenófobo ou racista deixará de dar vivas ao preto, cigano, chinês ou seja lá o que for que marque o golo da vitória?

Nada é perfeito...mas o futebol é um "igualizador" (atentem no neologismo) como poucos.

Pouco interessa a cor, o carro, o vencimento ou a casa do tipo que está ao teu lado na bancada...ele também leva um abraço se as coisas correrem bem.

É verdade que o árbitro é gatuno e que o treinador que perde é burro e que o jogador que falha de baliza aberta devia era estar a chapar massa...mas é um mal menor....

Já agora...
FC Porto que ganhe o campeonato nacional, a champions, a taça de portugal e a super taça também!!!

Se não ganhar...amanhã sou portista na mesma e depois e depois e depois e depois e depois e depois e depois e depois e depois....

1 Comments:

Blogger Pandora said...

Ups... Não queria ser imune a esse ópio. Tb quero me divertir!

12:26 PM  

Post a Comment

<< Home