Tuesday, July 18, 2006

Profetas


Tem duas coisas que me desagradam....

1)São portadores de verdades absolutas
2)Indiciam/prevêem o que está pra vir.

Não gosto do pastor que dirige o rebanho, provavelmente por ser o tresmalhado.
Não gosto que me digam o que é e o que não é...ainda que estejam certos.

1)
É coisa que não existe (soa-me a repetitivo ehehe).
Dá-me náuseas aquele que se arroga "correcto" e "íntegro", o que dizer do que se arroga de iluminado.
Não vejo utilidade numa segurança que aparece sabe-se lá de onde. Vejo utilidade nas experiências transmitidas e na diminuição do erro, no aprender com os caminhos alheios...ainda que os percorra estupidamente com os mesmos defeitos de visão e imperfeição.
Mesmo sendo míope ou até cego, tenho esse direito e não vou dele prescindir.

Acho que se aprendeu menos do que o que se devia (ou nada mesmo) com "coisas" como a inquisição ou as cruzadas ou a bula de indulgência ou com as guerras santas ou com IURD....

A crença cega e desregulada no que diz não sei quem é um caminhar perto do abismo até despencar.

2)
Juntar o acreditar com a previsão...

A crença num devir previamente assinalado e fadado é o convite à inépcia e, particularmente, à estupidez.

Com os milhares de milhões de variantes como acreditar cegamente numa previsão? Até o enorme Antímio de Azevedo se enganava....e tinha a colaboração dos satélites.
Que dizer das previsões do fim do mundo que quando não acertadas (como sempre aconteceu...ou não estaria a escrever) passam a "metáforas" ou um qualquer outro recurso estilístico que as "lavam" e tornam a usar?

Novamente o problema da miopia ou da cegueira....

É tão desprovido de sentido o que não quer ouvir nada como o que quer ouvir tudo.
Um anda de parede em parede...o outro também.

Cansa-me o "este disse isto por isso é verdade"

O espírito crítico anda perdido entre um e outro "sabichão"...e o rebanho lá vai a abanar o rabinho...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home