Wednesday, August 08, 2007

Atormentados

Gosto muito de banda desenhada, especialmente das que têm super heróis... ou melhor, definidos como super heróis mas que, na verdade, são de carne e osso e com todos os vícios inerentes.
Um dia destes, falava com uma amiga sobre este assunto de banda desenhada (a propósito do Silver Surfer que adoro e do Quarteto Fantástico que detesto - com a devida referência ao divertido e tolerável Tocha Humana), fico sempre contente quando encontro alguém que goste do tema e quando é mulher, além de contente, fico surpreendido.
Ora, começámos a falar deste e daquele herói e quando as coisas passam do cérebro pra boca parecem tornar-se, subitamente, claras e reais.
Manifestei o meu profundo desagrado pelo Sr. Fantástico e pela Mulher Invisível (que não a Jéssica Alba....essa agrada-me muito), pelo Homem Aranha (dá-me literalmente náuseas) e pelo Capitão América, pelo Cyclops (foda-se, protótipo de corno manso) e mesmo pelo Super Homem.
Em contrapartida, manifestei o meu profundo agrado pelo Lobo, pelo Surfista Prateado, pelo Hulk, pelo Thor (versão banda desenhada, acho mais divertida e colorida do que a versão mitológica) e, em lugar de especial destaque, o Spawn e o Wolverine.
Ela riu-se e disse-me que só gosto dos atormentados.... fiquei meio estupefacto mas, de facto, ela tinha razão.
Nunca me revi, nem em criança, nos elevados padrões morais dos rosinhas super heróis que poupam os inimigos e não sacam as gajas que entendem porque....isso seria errado.
O idiota do Super Homem demora anos para comer a Lois Lane, o camelo do Peter Parker vive uma vida miserável de fotógrafo quando poderia ganhar rios de dinheiro de outra forma, o Capitão América....bem.... o Capitão América basta ter o terrível nome que tem. Capitão é só péssimo, América é só desprezível....
Sempre fui mais o Spawn que é recrutado pelo infernos mas, ainda assim, anda a rebentar os criminosos como se não houvesse amanhã.
O Wolverine que quer, basicamente, que vá tudo pó caralho e ainda assume que quer comer a Jeane Grey sem medo da felicidade.
O Surfista Prateado....bem, esse é só o que é, e isso é admirável.
Pessoas sem conflito interno são extremamente chatas, personagens de ficção então....
Aquela coisa subliminar de que o bem triunfa sobre o mal, ambos em estado puro, é das maiores balelas que foram inventada. Ainda hei-de ver a bondade servir de colete anti-balas mas até hoje ainda não vi.
Dar a outra face pode até fazer sentido quando se fala de uma chapada, no entando, quando se trata de um raio cósmico, não há tempo para virar a cara, já foste!
Todas estas linhas, eventualmente, para dizer o quê?
Bem, acho que me vejo no Wolverine de unhas cortadas e no Spawn sem ter a pele queimada.
Duvido que seja uma personagem torturada mas não vou andar com as cuecas por cima das calças de certeza.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home