Thursday, October 20, 2011

Utilizador - Pagador

Este termos entrou no nosso léxico aquando do portajamento das SCUTs.
Este princípio, como o próprio nome indica, indica que quem usa as cenas tem de pagar para as usar.

Sim, não é mentira nenhuma...mas para que pago eu impostos?!

Poderia dar milhares de exemplos ilustrando que este princípio sempre foi usado em Portugal e não me refiro ao facto de sempre termos pago impostos o que, por si só, já faria de nós utilizadores-pagadores. Não, nada disso. Para ser absolutamente sincero, correndo o sério risco de estar enganado, não me lembro de qualquer serviço, de qualquer tipo, onde, desde sempre, não tivessemos de o pagar...depois de o termos pago primeiro com os impostos.

Repare-se nas já referidas SCUTs. Não são nada de novo, são apenas mais auto-estradas em que nos habituámos a circular, durante um curto período de tempo, sem pagar mas que, fatal como o destino (e os impostos), a factura chegou.

Reparem, eu não sou um gajo reenvidicativo sem sentido, tipo o comunismo português, nem sequer pretendo que me resolvam todos os problemas e nem sequer sou gajo de fazer ou participar em greves...mas....pá, para onde vão os impostos pagos?!
Eu sei que esta história de "para que servem" ou "para onde vão os meus impostos" tem um ar de revolucionarismo mas, asseguro-vos, não é o caso.
O que gostava de saber, MESMO, é para onde vai o dinheiro!!

Sim, já vi gráficos que o explicam e cenas desse tipo mas, perdoem-me, não fico convencido!
Não consigo ir a nenhum centro de saúde ou hospital sem pagar (dir-me-ão que pago menos do que o que o serviço custa mas também não lá vou com nenhuma frequência e, de novo, sou utilizador-pagador há anos), tenho enormes dificuldades em fazer 500 metros de asfalto sem pagar e, só a título de exemplo, nunca andei de borla na escola.
É isto que quero dizer: Para onde vai o dinheiro?!

Assinado, hoje, por:

Utilizador-Pagador.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home