Friday, May 17, 2013

A Vida Não é um Concurso de Beleza

Já não me lembro de vi, li ou ouvi esta afirmação. O que me lembro é que, apesar de não ser uma pergunta obteve uma resposta: É, é!
Será isto verdade?

Talvez...

É de muito mau gosto, especialmente hoje em dia, assumir que a beleza é atinente a permitir a quem dela usufrui um tratamento diferenciado de quem dela tem falta.
Eu, por exemplo, tenho por hábito por uma questão meramente de cortesia tratar mulheres por querida. Não o faço com todas as mulheres em todas as situações mas faço-o com frequência mesmo quando não tenho assim tanta confiança com o elemento feminino. Para mim é mais ou menos o mesmo que abria a porta do carro, deixar passar primeiro e afins; é meramente uma cortesia.
O que acontece, contudo, é que é ouvido com alguma frequência como uma coisa paternalista e que tem por objectivo diminuir a mulher independente e qualificada que se encontra do outro lado da conversa.

Há uns tempos, por exemplo, o Obama foi cravejado de balas porque disse que uma determinada procuradora além de muito competente era a procuradora mais bonita dos EUA. Ora bem, assumamos que não é a coisa mais institucional que se possa dizer e, até, que não devesse ter sido dito. Mas é, de facto, um problema?

Não é, contudo, esta a temática.
É a vida um concurso de beleza?
Eu tenho mais dificuldade em dizer não a uma mulher bonita; Eu tendo a ser menos implacável em negociações com mulheres bonitas; Eu deixo passar à minha frente qualquer mulher mas tenho mais prazer quando o faço a uma mulher bonita.
Nada disto é pensado ou planeado, apenas é assim!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home