Wednesday, May 15, 2013

Educação...Novamente...

Não é o primeiro post sobre o assunto e talvez não seja o único, apesar de destestar repetições.

Lembrei-me, novamente, da Educação por conta de um spinning que deixou de o ser para passar, claramente, a novilingua.
É muito difícil e custoso entender o que nos dizem todos os dias, desde redimensionamento a reestruturação, passando por inteligência emocional e front loadings; desde flexibilização do mercado de trabalho a requalificação da função pública passando por convergência, por exemplo, de pensões.
Um gajo que tenha tido a infelicidade de apenas conhecer o seu superior hierárquico como patrão desconhecerá que criador de emprego é a mesma coisa. Um gajo que, primeiro, conheceu um gajo como investidor e que depois ainda o via como empresário desconhecerá que empreendedor é a mesma coisa.

Ora, este tipo de coisa impele-nos para entender de uma maneira diferente é a mesma coisa ou, inclusive, não entender sequer a que coisa um gajo se refere.
Há uns anos, por exemplo, foi aprovado nos EUA uma coisa chamada "clear air bill" ou um nome semelhante que, na verdade, era regulação para se poder poluir.

Estas coisas eram e talvez ainda sejam chamadas de spinning; pega-se numa coisa desagradável aos ouvidos e chama-se-lhe outra, com uma outra sonoridade para comer os papalvos. O que, na minha opinião, aconteceu é que se passou para um outro estágio da coisa: é que o spinning, ainda que camuflando, queria dizer aquilo a que se referia com truques lexicais, agora, a coisa é diferente.
Hoje em dia inventam-se cenas sem qualquer ligação ao mundo palpável. Em termos gerais, há uma quase aceitação da mentira que se traduz não num léxico adaptado mas num léxico completamente novo em que os sinónimos não o são e em que os antónimos estão mais perto do verdadeiro significado.

Porquê educação?
Se é difícil a um gajo que lê livros e até estuda, por exemplo, história conseguir decifrar o que ouve o que dirá de um outro gajo que, ou por falta de vontade ou por absoluta impossibilidade de se instruir, não tem o mesmo conhecimento.



0 Comments:

Post a Comment

<< Home