Saturday, May 04, 2013

O Meu Problema Com Políticos

O título é mais ou menos enganador.
Por um lado tenho mais do que um problema com Políticos e por outro não tenho um ou mais problemas com todos os políticos.

O problema a que me refiro, neste caso, é a profissionalização da política.
Como somos constantemente informados, os políticos existem para nos servir, são humildes servos. O que pretendem é o nosso bem estar e são, por natureza, altruístas.
Foi, aliás, com base neste pressuposto que, por exemplo, os primeiros presidentes dos EUA (desconheço, contudo, até que momento) caso pretendessem ter uma secretária teriam de a pagar do seu bolso e, até há relativamente pouco tempo atrás, as pessoas podiam fazer piqueniques no jardim da Casa Branca e, se fossem suficientemente audazes, era possível marchar até à porta da Sala Oval e bater, caso em que era muito possível que o Presidente abrisse.
Ou coisas como o General Ramalho Eanes disse: no tempo dele caso pretendesse dar um jantar era ele que o pagava, por isso optava por convidar o pessoal para tomar chá.

Isto mudou com a profissionalização.

A Política, hoje, é uma profissão que consiste na manutenção do poder, só e apenas.
É ver como se escolhe o momento de dar notícias (por vezes antes de um importante jogo de futebol) ou como decorrem e quanto se paga por campanhas eleitorais.
Aliás, é vergonhoso como hoje em dia vemos comentadores a dizer que um determinado partido disse ou fez ou não disse ou não fez determinada coisa porque se aproximam as eleições.
Não são os jornalistas que estão errados, o que está errado é que se tome isto como normal; quotidiano pode ser; corriqueiro pode ser...NORMAL já não pode.

É mais ou menos consensualmente aceite que o Poder corrompe.
Poderíamos esperar outra coisa de gente que faz da manutenção/conquista do Poder a sua profissão?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home