Tuesday, May 07, 2013

Velhos do Restelo

As coisas que nos incomodam são engraçadas.
Apesar de não ser velho em termos absolutos incomoda-me que, hoje em dia, tenha ressacas de 2 dias; incomoda-me que se estiver sentado em determinada posição me doam os joelhos quando me levanto; incomoda-me que a histeria me incomode muito mais agora do que há tempos atrás; incomoda-me que, quando presto atenção, às vezes me sinta o moralista que via em tipos que há anos atrás tinham a minha idade.

Vamos, brevemente, a este pseudo-moralista que muito me incomoda.

Este fim-de-semana conversei, durante algum tempo, com uma miúda de 20 anos. Esta miúda, pelo que me apercebi, é manifestamente mais madura do que eu era na mesma idade e incomparavelmente mais complacente. Bem, é mais complacente com 20 anos do que eu sou agora o que, na verdade, não diz assim muito de mim; na idade dela era ferro quente, sempre...
Já não sei bem a que propósito entrámos numa discussão sobre a compatibilidade entre um casal em que a mulher bebe (não compulsivamente mas normalmente...o que às vezes dá em bebedeira, como é normal) e o homem é abstémio. Para mim, tal coisa não funciona. É um pronúncio do fim que chegará a breve trecho. Para ela não tinha nada a ver.

Contei-lhe, então, uma história verídica, uma de entre muitas que podia ter escolhido, de uma amiga minha que esteve numa situação parecida. Acontecia, por exemplo, os dois irem jantar e pedirem bebidas que vinham invariavelmente trocadas porque a cerveja ia para ele quando, de facto, era para ela.
Para mim isto nada tem que ver com masculinidade ou falta dela, é apenas um dos muitos presságios que se vão identificando de pessoas que são demasiado diferentes para que a coisa resulte.
Se é verdade que hoje em dia as mulheres não procurem machistas empedrenidos, não é menos verdade que continuam a procurar homens com traços de homens; corram e saltam mas, como vejo em todo o lado para onde olho, os metrossexuais ficam, eventualmente, óptimos nas revistas mas elas, apesar do que possam dizer, não os querem.

Isto para dizer o seguinte:
Quando eu tinha a idade desta miúda esta conversa nunca teria resultado comigo e o mais provável é que tivesse acabado com um vai pró caralho da minha parte porque, ainda hoje, detesto lições de moral... mas agora sou eu, ainda que carregado de razão como é evidente, que falo destas coisas e destruo inocências. E não é por ter razão que me incomoda menos ser este gajo a quem a experiência e o feitio impedem ouvir sem nada dizer estupidezes que também eram minhas, há anos atrás.

Quando caí em mim e me ouvi, disse-lhe exactamente isto:
Pá, se eu estivesse no teu lugar estava muito fodido!! Isto é muito irritante!! Já me tinha mandado foder!!
Ela, porque é muito mais complacente que eu, como já disse, limitou-se a rir e eu ri-me com ela.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home