Friday, July 26, 2013

A empatia é uma qualidade muito valorizada mas que serve de entrave em muitas e diversas situações.
É comum, por exemplo, ouvirmos dizer que a juventude se desperdiça nos jovens e, se tivermos uma visão retrospectiva, esta afirmação não é desprovida de sentido. Os anos passam e nós ficamos, espera-se, mais espertos e vividos. No entanto, a empatia tende a crescer na mesma medida em que vamos experimentando e isto sendo, em si, positivo, obsta a que tomemos decisões que deveriam ser tomadas por respeito aos outros; e se os outros nos merecem todo o respeito - bem...nem todos os outros - não é menos verdade que a falta de vontade ou de capacidade para ferir nos mantém, as mais das vezes, inertes.

Não é esta uma apologia ao solipsismo ou a que nos tornemos eremitas ou que aceitemos, sem entraves de nenhuma espécie, a lei do mais forte no seu estado mais puro.
É uma apologia, isso sim, a que se avance, como tem de acontecer, apesar de, infelizmente, se ter de deixar uns corpos pelo chão.

É nisto que a juventude não é desperdiçada nos jovens.
Os jovens têm a imensa vantagem de tomar decisões sem as terem vivido, do outro lado, antes. É uma insconsciência que permite ir porque as circunstâncias e, muitas vezes, os resultados são desconhecidos.
Não é só por questões físicas que as primeiras linhas dos exércitos e as forças de assalto são entregues aos mais novos - cuja consciência é limitada pelo que viveram, nem boa nem má mas apenas limitada - enquanto os planos mais elaborados e sofisticados são deixados aos mais velhos - cuja consciência é menos limitada e que na ausência da visão concreta consegue dirigir o resultado necessário sem um entrave empático.

É por isso que, por exemplo, o Comunismo e o Fascismo têm apoiantes jovens. E é, também, por isso que a sua base de apoio vai diminuindo à medida que a idade dos seus apoiantes avança.
O pessoal cresce e aprende a pensar.
No caso do extremos, ainda bem.
No caso da necessidade de se ir mais além e derrubar paredes, menos bem.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home