Wednesday, July 24, 2013

Taylorismo e Fordismo

Apesar de serem coisas diferentes tendem para a mesma funcionalidade: optimização e especialização do trabalho.
Pensarão que isso faz todo o sentido porque hoje a coisa está absolutamente impregnada na sociedade. É por isso que qualquer tipo de actividade necessita de uma licenciatura. É por isso que os especialistas são venerados mesmo que essa especialidade que possuem seja apertar uma porca com a pressão exactamente de que esta necessita.

Sou contra a especialização?
Não, nada disso. Sou contra a especialização que se centra numa porção ínfima de conhecimento e que se limita a ele. A especialização que vai necessitar de 10 especialistas para trocar uma lâmpada. A especialidade que não permitira que o tipo que escreve pode ser o mesmo tipo que lê (eu sei que é hiprebólico mas já o foi mais do que hoje).

Ouvi há uns dias um tipo dizer que o médico que só sabe de medicina nem de medicina sabe e tendo a concordar com ele e a estender esta afirmação para qualquer profissão que se pretenda imaginar.
O Da Vinci deve sentir-se imensamente parvo. Ele e os iluministas como ele...

Eu entendo que as áreas de conhecimento são tão vastas e potencialmente ilimitadas que é impossível a alguém saber tudo sobre tudo, tudo sobre uma miríade de áreas. Isso é evidente.
O que eu não entendo é que se capacite alguém para um movimento apenas; para um par de metros apenas; para um conjunto de letras apenas.

Afinal, não somos assim tão parvos, pois não?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home