Monday, July 08, 2013

Niilismo I

Niilismo é nada. Poderia entrar numa conversa filosófica quanto ao assunto e quanto às nuances do Niilismo mas, em suma, como a etimologia da palavra revela, Niilismo é Nada.

Quando há alguma coisa, seja ela qual for, quer seja física ou não, para chegar ao estado de Nada é necessário destruir. Quer física quer imaterial. E muitas das vezes haverá necessidade de destruir a própria ideia daquilo em que martelamos porque a essência do real é etéreo, a Coisa não é só o que vemos ou tocamos mas também o que representamos quando não estamos perante ela. Por exemplo, neste momento não estou a ver um par de mamas à minha frente mas elas existem porque consigo imaginá-las e configurá-las sem que fisicamente as consiga tocar.

Apesar de o que vou dizer não se consubstanciar numa verdade absoluta, a destruição, normalmente, provém de raiva. Não tem de ser uma raiva que nasça naquele momento, pode ser uma raiva perene e, muitas das vezes, uma raiva cuja existência desconhecemos mas a que damos um outro nome. Trauma, por exemplo. Posição política, por exemplo. 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home