Tuesday, September 10, 2013

Francesca Borri

A Francesca é uma repórter de guerra italiana que anda pela Síria. Não chegou lá agora. Segundo a própria, foi pra lá antes do mundo saber o que era Homs.
Vi hoje, no Courrier Internacional, uma peça dela sobre a Síria que me impressionou. (caso o pessoal queira ler... http://www.cjr.org/feature/womans_work.php ).

Parte do que por lá se lê não foi, para mim, muito revelador nem resultou numa epifania. É óbvio que os jornais querem sangue e não uma análise cuidade de porquês; é óbvio que não sabemos, sobre a Síria, o que deveríamos saber; é óbvio que o jornalismo hoje é entretenimento e terror, nada mais que isso.
Ainda assim, houve duas partes do relato que me surpreendera.
Um deles deixou-me profundamente estupefacto e outro deixou-me horrorizado (e o primeiro desagua no segundo).

ESTUPEFACTO

Nunca me passou pela cabeça que uma peça de um jornalista que se encontra num cenário de guerra pudesse valer mais ou menos 50,00€. Vamos esquecer que, como era óbvio antes de o ver escrito, todos os bens (desde comida, bebida a dormidas e deslocações) vêm o seu preço multiplicar neste cenário. Vamos esquecer que os freelancers como a Francesca não têm ajudas de custo e aqueles 50,00€ são para tudo.
50,00€?!
Estes freelancers devem ser desvairados, missionários no verdadeiro sentido do termo ou coisa pior...magnânime mas pior para os próprios.

HORRORIZADO

Fiquei em choque quando ela contou que um colega (não me lembro se masculino ou feminino) lhe deu as indicações erradas para onde estava a decorrer uma manifestação e a direcção que recebeu a enviou para os braços de snipers. Isto para ganhar os 50,00€ do trabalho em exclusivo.
A barbárie não tem, pelos vistos, cor, etnia, geografia nem ética.
É chocante.

A finalizar, quando fui buscar o link para o colocar aqui, distraidamente vi o primeiro comentário colocado por um gajo qualquer que diz algo do género: Eh pá, escreves muito bem...mas ninguém te está a forçar para ficares na Síria. Escolheres estar aí é uma prerrogativa tua mas não te venhas queixar de que as pessoas não ficam incomodadas por uns horríveis Sírios matarem outros horríveis Sírios .
Se isto não é um dos sinais do apocalipse...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home