Thursday, September 05, 2013

Voto Universal

O direito ao voto foi uma coisa que foi evoluindo com o tempo, como é sabido.
Já foi um direito que apenas quem tivesse um determinado património poderia exercer, já esteve vedado a analfabetos, a mulheres e, em certas circunstências, a todos.

Há uns anos, um amigo disse-me que não lhe parecia desajustado que o voto dependesse da educação. Não o vetaria apenas a analfabetos mas também a outras pessoas e, segundo percebi (não me lembro se o perguntei expressamente e, se o fiz, qual a resposta que obtive), apenas pessoal com um curso superior teria direito a escolher o futuro do país.
Ora, em termos eminentemente teóricos, a ideia não é completamente desajustada e, dependendo da forma como a entendemos e defendemos, também não é, necessariamente, algo parecido com racismo intelectual.
Mais uma vez em teoria, é lógico achar que quem tem acesso a um nível de educação superior tem, também, uma maior capacidade de entender a complexidade mundial e política e identificar o que serão promessas reais e concretizáveis e o seu oposto.
Em teoria tudo isto é verdade.

Infelizmente, a prática é uma coisa diferente.

Poderia, por exemplo, em termos apenas lógicos e intelectuais dizer que o Totalitarismo é um sistema que poderia muito bem funcionar caso o tipo certo estivesse à frente. Seria muito melhor que a Democracia ou qualquer outro sistema porque um iluminado ajudar-nos-ia. Se ele estivesse certo e fosse melhor do que todos nós, maravilha.

O problema é que coisas destas nunca resultaram porque, infelizmente, iluminados, ditadores, fundamentalistas, extremistas e, pasme-se, licenciados são todos humanos e, como tal, todos imperfeitos e, como tal, todos corrompíveis e, como tal, incapazes de aceder a algo parecido com poder sem, se não controlados, se perderem.
Os avanços históricos no nível de vida, de resto, não vieram dos licenciados ou dos grandes líderes políticos por si só. Afinal, como humanos, só o pessoal que está mal quer ver as coisas mudarem porque quando se está bem a coisa está perfeita.
Gatos gordos não caçam ratos.

Também me irrita ver que o Menezes tem sucesso no Porto fruto, em parte, de uma ignorância latente;
Também me irrita que o George W Bush tenha sido eleito e re-eleito embora a sua burrice tenha sido sempre clara (vi uma notícia que indicava que a meio do segundo mandato o Bush tinha tido quase um ano de férias);
Também me irrita que, para se aproveitarem da falta de atenção das pessoas os políticos lancem a confusão com qualquer tema para, por baixo do pano, fazerem o que entendem sem que o pessoal perceba.

Tudo isso e muito mais me irrita mas o regresso à repressão seria pior. Não para todos mas para a esmagadora maioria.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home