Tuesday, September 03, 2013

Churchill na mouche

Estou habituado a que Churchill seja reverenciado por muita e muita gente como um grande estadista. Já li uma ou outra biografia sobre ele e, para ser sincero, não sou assim tão admirador dele quanto isso. Não que o ache vulgar, nada disso, só não o acho assim tão extraordinário.
Aliás, o síndrome de herói estadista que ilustra Churchill é adoptado para muitos outros (ok, alguns outros) dirigentes políticos da sua altura. É muito comum dizer que comparados com os de ontem os de hoje não prestam.

Ora, as circunstâncias são outras. O tempo é outra e também o são os desafios. Não discuto que os dirigentes da IIGM seja virtuosos mas, convenhamos que também assim a história nos ensina, que quando o tempo é de guerra torna-se relativamente mais fácil ocultarem-se defeitos.
O George W. Bush foi eleito para um segundo mandato e não me parece que seja possível imaginar que isso se tenha devido a outra coisa que não o envolvimento nas guerras e na necessidade de, quando nos sentimos ameaçados, nos juntarmos e formarmos o maior monolito possível. É uma questão de sobrevivência.

Mas nada disto tem que ver com o título desta coisa.
Há uma citação de Churchill que acho absolutamente admirável e que, na minha opinião, revela tudo o que ele era: desde voluntarioso a amante de bebida, desde destemido a amante de um bom charuto: When you´re going thru hell, keep going!
Um tratado à simplicidade, objectividade, pragmatismo e realismo.
O problema é quando um gajo não consegue continuar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home