Friday, August 30, 2013

Síria

A desconfiança é, hoje, a raiz de todos os males.
Eu sei que pode parecer excessivo uma vez que de males está o mundo cheio mas o que se vem passando na Síria é apenas mais um exemplo, tomando-me por modelo, da forma como a desconfiança alimenta um dos mais perniciosos sentimentos e estados de espírito: o Cinismo.

Há uns tempos, enquanto jantava e era bombardeado, por culpa própria, claro, com imagens de um Egipto a impludir disse qualquer coisa como quem deve andar aos pulos de contente com isto é o Assad!. E devia ser mesmo. Deixou de ser a belle de jour para ser substituído pela carnificina egípcia.

- Só para que se tenha, por um momento, noção do que se passou na última meia dúzia de meses, pensou-se num ataque à Coreia do Norte (que, sem que tenha sido devidamente divulgado, desapareceu...mas deve ter havido dedo de olhos em bico), depois à Síria e depois ao Egipto. À Coreia do Norte porque ameaçaram outros, à Síria porque um ditador ameaçava os próprios e ao Egipto porque um Golpe de Estado ameaçava todos (todos porque envolve Israel e Israel envolve estates e estates envolve todos) -

Surge, então, o ataque com, supõe-se, Sarin e o Egipto é esquecido e voltamos, novamente, para a Síria.
Aqui começa o cinismo.
A primeira reação que tive foi que isto era muito estranho. Então, o Assad que deveria estar em festarola de balas arriscar-se-ia a usar armas biológicas quando sabia o resultado que a coisa iria ter? Hmm.... isto é coisa para ter sido arquitectada! Inventaram isto tudo!
Senti-me, então, os tipos do capachinho e de olhos esbugalhados que para mim são todos os das teorias da conspiração (sim, na minha cabeça usam todos capachnhos!).
O meu segundo pensamento é, parece-me, mais legítimo. Estes gajos como o Assad são umas bestas e desde que viram o que aconteceu ao Kadafi e ao Sadam (poderia meter aqui o Osama) jamais se renderão e farão qualquer coisa para se manter vivos os máximo que conseguirem, seja de que forma for!

E, de volta à desconfiança:
Depois do fiasco das armas de destruição no Iraque, alguém confia no que os EUA dizem poder provar? Mesmo que apresentassem uma fotografia do Assad com uma máscara de gás a dançar entre os que morriam envenenados à sua volta seria suficiente.
Depois da cegueira do Reino Unido a seguir o cowboy poderia o parlamento inglês decidir outra coisa senão desconfiar?
Depois do falhanço da implantação da democracia no oriente (desde o Iraque ao Afganistão, por exemplo) poderá pedir-se aos ocidentais que embarquem, alegremente, noutro desastre?

Bem,
Não tenho dúvidas que o Assad está a dias de apanhar com um míssil na boca a memos que se renda...e em vez de um míssil apanha com um cordel à volta do pescoço.
Não tenho dúvidas de que quando os EUA ponderam devemos entender os aviões já estão no ar (aliás, como se viu, os porta-aviões estão a pôr-se no lugar).
Não tenho dúvidas que se o desastre Iraque não tivesse ocorrido e, mais, se não tivesse ocorrido da forma como ocorreu o Assad já tinha ido de saco porque as informações que nos deram seriam tidas, todas, como boas.

Pois, apesar do que parece, os mercados não são os únicos que sofrem com a falta de confiança.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home