Thursday, September 12, 2013

Portugal X Brasil

Vi o jogo em directo e confirmei aquilo que penso sobre a Selecção Nacional e fiquei a saber mais um bocado sobre o Neymar.
Quanto ao jogo, Portugal jogou sem 1 titular, CR, e o Brasil jogou sem quase meia dúzia deles, se contarmos com o Óscar que passou o jogo quase todo no banco. Ah mas o CR é melhor do que os brasileiros que não jogaram. Completamente verdade. Mas, ainda assim, CR não é igual à soma de Hulk + Marcelo + Daniel Alves + Fred + Óscar... O pessoal pode correr e saltar mas o Brasil estava incomparavelmente mais desfalcado.

Comprovou-se, ainda, que Portugal tem, apenas, 1 jogador de excepção (CR, claro) e, vá lá, 2 jogadores muito bons (Moutinho e Nani...sendo que quanto ao Nani...). O resto são banais ou banais um bocado menos banais, quer porque nunca foram nada de realmente especial (Patrício, João Pereira, Vieirinha, Miguel Veloso...) quer porque estão a passar o prazo de validade (Bruno Alves e Raul Meireles, por exemplo).
A realidade é esta: temos equipa mais que suficiente para nos apurarmos para o Mundial mas tenho algumas dúvidas de que, por exemplo, a Rússia não seja melhor. Comparar-nos (como alguns iluminados pretendem) com Espanha, Alemanha, Brasil e que tais é uma completa imbecilidade. Não quer dizer que num jogo específico não possamos ganhar mas não somos, nem perto, concorrência séria para elas.

Depois Neymar.
Neymar irrita-me um bocado. Quando ele tinha aquela crista ridícula dava-me a satisfação de pensar ah, é um otário como os outros. Porque nas entrevistas dele que vi, nos jogo que deitei os olhos e mesmo na forma como o via comportar-se pareceu-me um gajo impecável...e é triste ser-se genial, impecável e rico. Devia ser proibido. Aquela crista era uma esperança de estupidez que se perdeu.
Neymar apanhou na tromba como se de um jogo a sério se tratasse e, só por isso, malhou uma assistência para golo, passou meia equipa portuguesa para marcar golo e ainda foi a parte principal do terceiro.
Não reagiu, fisicamente, às provocações que recebeu mas ainda hoje metade da selecção deve ter o rabo a arder.

O Real Madrid comprou Bale para fazer dupla com CR e assim combater a dupla Messi e Neymar.
Dentro daquilo que vi, não vai chegar... Messi é evidentemente melhor que CR e Neymar é evidentemente melhor que Bale. O problema vai ser quando, se Neymar continuar como está, a dúvida deixe de ser entre Bale e Neymar mas entre CR e Neymar (Messi ainda está a outro nível mas...nunca se sabe).

Aliás, e só para rematar, esta dicotomia Messi X CR só existe para tornar a coisa mais picante e vender mais jornais e camisolas porque a dicotomia não existe. É Messi e depois CR, evidentemente.
É parecido com a dicotomia Porto X Benfica. Vamos ser sérios. Não existe a concorrência e luta que se diz. É olhar para quantos campeonatos o Porto ganhou nos últimos 20 anos e compará-los com o Benfica.
Não existe comparação, pois não?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home