Friday, September 27, 2013

Uma outra vez....o Comunismo

Parece, nos últimos tempos, que tenho uma especial aversão pelo Comunismo. Parece mas não é. O que acontece é que tenho uma aversão igual a todos os regimes ditatorias, autoritários, autocráticos, totalitários...e por aí adiante; e acontece que o Comunismo é um deles.

Desta vez, o que aconteceu é que me encontrei por estes dias com uma amiga que me disse que costumava votar BE. Fiquei atónito. Não entendia o motivo pelo qual ela votava em comunistas ao que ela me respondeu que não votava nos comunistas, votava no BE. Ora, evidentemente o BE é Comunista e ela entendeu isso no mesmo momento em que afirmou o que acabei de transcrever.
Disse-me, então, que era como que um voto de protesto. Uma versão em cruz dos Rage Against The Machine (de quem eu gosto muito...apesar de serem comunistas).
Suponho que o motivo dela seja o motivo da maioria absoluta dos que votam no BE mas esta mesma maioria não entende, verdadeiramente, o que faz porque, como já me fartei de escrever, não entendem exactamente o que é o Comunismo.

Como isto é mais forte que eu, tive de lhe dizer que não conseguia entender como se vota em gente não democrática. Que é o que aquela gente é.
A resposta foi aquela que muita e muita e muita gente entende como verdadeira: Ah, não é esse tipo de Comunismo. Eles não são os Soviéticos!
São são. É que não há versões mitigadas de Comunismo. A versão mitigada do Comunismo é alguma Esquerda mas não o Comunismo em si. As pessoas não pensam nisto, como me farto de dizer e mais uma vez comprovei.

Outro argumento maravilhoso, que também foi usado, foi o seguinte: Não me digas que és do CDS. É que isso é a mesma coisa mas do outro lado!
Não! Não é a mesma coisa!!
A mesma coisa seria se eu apoiasse um partido chamado, vá lá, Partido Fascista Português ou Nazis Lusitanos.
As pessoas continuam sem entender que não há polo oposto aos comunistas no panorama nacional (telvez o PNR mas este pertence a uma franja que sabe bem o que é e o resto de Portugal sabe também). As pessoas continuam, mesmo as supostamente educadas e evoluidas, o que representa o Comunismo.

Ah, mas se os Comunistas são tão pouco expressivos nos votos por que perdes tempo com isto, Kaiser?
Por vários motivos...
É incrível a representação mediática que estes tipos recebem quando comparada com a sua representatividade parlamentar. É incrível. É desproporcionado. É propaganda (não no sentido de vendas de Coca-Colas mas no sentido totalitário do termo) de borla veículada por quem, acredito eu, nem a entende.
E embora os portugueses sempre tenham entendido, ainda que de forma quase reflexiva, o que estes tipos representam e por isso nunca os deixaram ter peso real (daí a constante pouca representação parlamentar mesmo em tempo de crise), a verdade é que não estamos livres de que os votos úteis nos possam levar a um Grillo nacional.

Cansa-me falar disto. Mas irrita-me muito mais esta caricatura que em nada se assemelha à realidade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home