Wednesday, October 16, 2013

Responsabilidade

A palavra Responsabilidade é bonita e usada com uma imensa gravitas por muitos dos responsáveis pelos destinos da nossa esfera. Não me lembro de intervenção política que não inclua o célebre assuma as suas responsabilidades dirigida ao outros ou um assumo as responsabilidades dirigida ao próprio. E muitas das vezes são utilizados ambos os termos no espaço de segundos.
O pessoal ouve aquilo (ou ouvia) e pensava que era verdade, que todos são dignos e que não fogem JAMAIS com o rabo à seringa.

Pensando um pouco mais sobre o assunto, assumindo ser um tema mais ou menos etéreo, não é difícil chegar à conclusão que para que alguém seja responsabilizado pelo que quer que seja é necessário que, do outro lado, haja uma qualquer consequência porque, bem vistas as coisas, sem consequência não existe, factualmente, responsabilidade.
E o que se passa é que não há mesmo responsabilidade porque não há mesmo consequências.

Os gajos que defendem que as consequências existem pautam-se pelo facto do pessoal poder castigá-los nas urnas mas isto é de pouca ou nenhuma monta para quem sofre com a irresponsabilidade. Se é verdade que a derrota pode afligir os próprios não é menos verdade que de pouco serve os outros, ou seja, todos nós.
Para mim não chega.
Para mim não é suficiente.
Eles perdem mas quem perde mesmo, sem chance de recuperar, somos nós.
Eles podem, até, perder a face, presumindo que alguns deles têm vergonha na cara, mas não perdem o que lhes alimenta o estômago.
Eles assumem as suas responsabilidades mas por poucos segundos porque logo a seguir pedem responsabilidades aos outros.

Tentando manter as coisas no plano material:
Os gajos que meteram cá a Troika não assumem as suas responsabilidades porque, minutos depois, passaram a ser contra tudo o que, pasme-se, assinaram.
Os gajos que meteram cá a Troika já se decidiram, há muito, a prometer coisas que impedirão que a Troika de cá saia por muito tempo (se sair).

Responsabilidade é isto?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home