Friday, October 11, 2013

Tenho andado a ver mais a CNN por causa do encerramento do Governo americano.
Exaspero com enorme frequência quando ouço os Republicanos e, ontem, estive perto de um surto porque, sem querer, levei com o Donald Trump. A culpa é minha, claro, mas, ainda assim, dói!

Caso alguém companhe a coisa mais ou menos como eu percebe que a palavra chave Republicana é negociar. Não há frase dita por qualquer Republicano que não englobe o queremos negociar ou ele não quer negociar ou a maneira americana de fazer as coisas é negociar ou este Presidente não quer negociar. Tudo isto é óbvio. Tudo isto é ensaiado. É uma das grandes virtudes do Partido Republicano esta de todos na mesma página e de que todos dizem o mesmo até que, ao fim de 100 macacos, pareça verdade. Os Democratas não conseguem fazer isto. A diferença é tão evidente como ver a forma de actuar da Fox e a forma de noticiar da MSNBC, os dois porta vozes quase oficiais de ambos os partidos.

O que teve graça, durante uma das transmissões, foi isto: estava um Republicano a falar e a repetir negociar negociar negociar e este iria ser substituído por outro, no mesmo programa, para que se possa ver que duas pessoas dizem o mesmo.
O problema foi que os dois se esqueceram que tinham aquilo que amplifica as vozes. Sabem? Microfones. Então, quando se renderam, o que tinha falado disse ao que ia falar alguma coisa como acho que está a funcionar! Não te esqueças! Negociar Negociar Negociar! É isto que tens de dizer sempre!

Nem sequer levei isto a mal porque não senti que me estivessem a tentar enganar antes, de tão evidente que era.
O que se torna premente dizer, nestas circunstâncias, é que o relevo que é dado na aposta na Educação por muitas e muitas pessoas é o único antídoto a isto. Só quando conseguimos entender podemos evitar ser tão enganados. Não basta estarmos atentos, é preciso saber!

...e porque o pessoal começa a perceber - o que é perigoso para os antigos donos da sabedoria - os Republicanos estão a levar uma cacetada tal que tiveram mesmo de começar a fazer o que apenas anunciavam. A Negociar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home