Thursday, March 12, 2015

CONSCIÊNCIA

Não gosto particularmente da minha, quando está em funcionamento. A minha ideia de justiça e de fazer o que devo dá-me muitas dores de cabeça e, como em todos os primatas de primeiro grau que ainda não passaram, ainda, para homo qualquer coisa, sou determinado a fazer o que sinto não poder controlar.

A melhor coisa que me podem fazer é chatear-me ao ponto de me convencerem de que não merecem a consideração normal que tenho pelas pessoas, o que, por vezes, não é particularmente difícil.
Quando isto acontece sinto-me muito mais livre para fazer aquilo que quero. Quando isto acontece, desligo a moralidade e tudo passa a ser, apenas, utilidade, como deveria ser sempre se me fosse possível evitar coisas como cumpro sempre o que digo.

Uma das explicações para o facto de preferir atritos à paz - em termos relativos porque também não quero guerra em todas as frentes - é porque me sinto muito mais leve quando perco os constrangimentos quanto ao que é justo ou merecedor porque quando estou em modo ataque é terra queimada e só se merece castigo e dor.

Pelo contrário, quando tenho consideração pelas pessoas parece que ando constantemente a pisar ovos e sou demasiado pesado para isso...cansa-me muito.

Pareço ouvir ah, mas pareces tudo menos alguém que anda a pisar ovos e que tem muito cuidado com o que dizes e fazes!, e é verdade, pareço mesmo mas nem tudo o que parece é e, em boa verdade, é muito possível que o meu conceito de pisar ovos e ser cuidadoso seja diferente daquele que lhe é, por outros, atribuído.
À minha escala, preocupo-me muito; talvez porque saiba o que vem depois de deixar de me preocupar; talvez porque saiba que mesmo em versão moderada sou um bocadinho (eufemismo?) destemperado; talvez porque saiba que nem todos estão prontos a receber verdades despidas como eu; talvez porque me dói muito magoar quem não quero magoar; talvez porque o meu bem estar depende de proporcionar a quem quero o que quero.

Detesto a minha Consciência e só não a Odeio porque Odiar é dar demasiada importância e não quero fazer isso.
Gente amoral é muito mais feliz que eu!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home