Monday, July 25, 2016

Sempre Animais...

Na tarde de Sábado, estava a conversar sobre o que nos aproxima dos animais irracionais e aquilo que podemos aprender sobre a natureza humana observando o que se passa com os outros.

O exemplo que me lembrei é um clássico: pontapear quando se está em baixo.
No reino animal, os animais feridos ou diminuídos são os primeiros a serem varridos. Há mais do que uma explicação para o efeito mas, em termos de evolução, é dito que é a forma natural de proteger os genes mais fortes e impedir a propagação dos mais fracos (como o leão que rebenta o outro para ir acasalar com a leoas e, de caminho, elimina as crias que não lhe pertencem).

Olhando à volta, a coisa entre nós não é muito diferente.
É ver os Madoff desta vida que eram os maiores e quando ficaram mancos não faltou quem os quisesse apedrejar;
É ver um gajo que é espancado por uma multidão que não teria coragem, individualmente, de o fazer;
É ver a repórter que foi violada em grupo no Egipto quando, eventualmente, a maioria dos violadores não o seria se não encorajado pela manada que feriu o animal.

fastforward para a noite de Sábado, madrugada de Domingo:

Estava relaxado num bar quando me pareceu que começou a haver uma qualquer tenção que não consegui identificar de imediato.
Quando tive ideia do que se estava a passar, tomei posição e pus-me mesmo no meio, instigando para que a tensão passasse a acção.
Lamentavelmente, algo comum: não fiz nada em concreto, coloquei-me de modo a que o risco fosse pisado. Bora, burro. Faz lá o que estás a pensar fazer que vamos ver onde esta merda acaba.

Felizmente, o gajo não foi suficientemente burro para ir nessa e acalmou quando percebeu que aquilo ia azedar e que - desse para que lado desse - não ia sair dali direito. Concedo que poderia sair mais direito do que eu - é sempre, mas sempre!, uma possibilidade - mas direito, não saía.

...e aqui estamos:

 - Vocês (as mulheres), dizem e podem até acreditar que querem gajos ponderados e que resolvem os problemas com as palavras. Homens das cavernas são horríveis!
Depois, quando o Mundo acontece, voltam para as cavernas onde andam esses horríveis seres porque o vosso cérebro reptiliano e as vossas células grita-vos que quando a merda azeda é sempre melhor estar-se segura.
É por isso que, como os leões, os homens Alpha sacam as melhores gajas. Não será uma regra infalível nem será consciente, é um imperativo com milhões de anos de evolução.

- Lembrei-me, então, do primeiro casal de Bull-Mastiffs que houve na minha cidade (acho que se escreve assim o nome da raça).
Como na maioria dos casos, o cão era manifestamente maior do que a cadela e dava-se uma coisa muito engraçada: o dono não os podia passear ao mesmo tempo.
Quando lhe perguntei porquê ele respondeu-me qualquer coisa como:
Pá...ele sozinho anda relaxado e ela, sozinha, anda mais ou menos calma, também. O problema é que quando andam os dois, ela dá o sinal daquilo que não lhe está a agradar e ele "vai tratar do assunto". Se é fodido segurar uma cadela de 45 kgs, segurar um cão de 60 é muito mais.

Sempre animais...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home