Saturday, August 29, 2020

Roubar aos Leões

 Há uma tribo em África - acho que ainda há... - que para sobreviver, entre outras coisas, rouba comida aos leões. Para ser mais preciso, as armas para caçar de que dispõe não são suficientemente avançadas para matar, de imediato, a caça e, por isso, a caça anda uns tempos em fuga antes de cair.

...no entretanto, não só os caçadores vão atrás da presa mas também outros predadores, entre os quais se contam os leões.

Os tipos desta tribo não têm vontade de enfrentar leões com paus mas têm de o fazer. É necessidade, não valentia.

A comprovar isto, os próprios (vou parafrasear, claro)

Um gajo não quer é ter de combater com leões velhos. Os leões velhos não têm vitalidade para fugir, e sabem disso; os leões velhos não conseguem caçar animais sãos, e sabem disso. Então, vão dar a vida contra nós enquanto um leão jovem pode considerar que o risco não compensa. (os leões também não são valentes se não tiverem mesmo de ser)

(numa caçada em que crianças foram acompanhar os adultos para aprender) É claro que subiram a árvore quanto viram os leões chegar! É preciso sobreviver para poder ser-se um caçador! Se pudesse, teria feito o mesmo! (não foram as crianças consideradas covardes mas teriam sido consideradas parvas se não tivessem fugido)


Não pode deixar de ser considerado uma anormalidade para estes povos rudimentares haver, por cá, gente que salta de um avião em perfeitas condições. E é.

Para estas pessoas que podem ter numa perna partida uma sentença de morte, não existem riscos que compensem a menos que não possam ser evitados.

Nós, os desenvolvidos, temos uma vida demasiado desocupada e, por isso, precisamos de emoção e de provar uma bravura antiga de que já não temos necessidade. Devem ser remeniscências da adrenalidana que a necessidade obrigava a produzir mas que pólvora e a ressonância magnética tornaram desnecessárias.


Não há bravura na Natureza.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home