Tuesday, August 08, 2006

Casa


Nasci onde tinha de nascer.
A minha cidade é, de facto, a minha casa.
É parte de mim e revejo-me nela.
É difícil explicar como gosto dela, gosto do cheiro (mesmo quando às vezes é nauseabundo), gosto das ruas e da falta de simetria delas, gosto das gentes e da forma destemida como usam o vernáculo e o palavrão, gosto do sentido de pertença que habita em quem aqui habita, gosto dela e ela gosta de mim.
É difícil explicar a batida da minha casa sem a sentir... não sei se será melhor ou pior que as outras, mas a verdade é que não conheço outra igual.
É ir ao mercado e ouvir "Foda-se freguesa...não leva nada?!" num tom muito mais familiar do que ofensivo.
É perguntar a um tipo como se vai daqui pra não sei onde e ouvir "Carago...não lhe consigo explicar...Olhe, venha atrás de mim que eu aviso-o quando tiver de virar." e lá vai o tipo dar a volta ao bilhar grande para te mostrar onde tens de ir.
Há uns tempos um amigo mouro (eheheheh) vinha jantar comigo e eu tentei explicar-lhe onde sair e por onde ir pelo telefone.... O resultado, obviamente, foi que quando ele me ligou outra vez estava do outro lado da cidade....
Parou numa bomba de gasolina e perguntou como haveria de ir...pro lado oposto onde estava.
Pelos vistos terá ouvido "Caralho...essa merda é do outro lado. Tá perdido mesmo!" e no segundo seguinte o tipo desenhou-lhe um mapa (?) num guardanapo para ele se orientar...É a minha cidade e a minha gente.
O meu amigo pensou que estava na aldeia de Arrechousa de Baixo quando se encontrava, de facto, numa cidade mesmo.
É MINHA!!
Estranho, ou não pra quem não está bem em lugar nenhum, quero deixá-la há bastante tempo.
Não me sinto bem aqui mas acho que não me sentirei bem em lugar algum.
É uma sensação de não ter raízes, gosto muito dela mas tou cansado de cá estar...
Já estive em alguns lugares do mundo e sempre gostei de lá estar (ok, menos a Tunísia...detestei aquela merda), sempre me custou voltar, sempre quis ficar....um dia destes fico mesmo...
Não sei nem consigo e nem quero explicar...
Não sei porquê....apenas É.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home