Wednesday, June 26, 2013

Câmara do Porto

Reconheço, desde o início, o mérito de Rui Rio enquanto presidente da câmara do Porto. As suas qualidades são óbvias mas, como é frequente em casos destes, também o são os seus defeitos.
Dentro das qualidades, parece-me um homem sério e pouco atreito a tachos. Posso estar enganado mas não me parece e, nos dias de hoje, escrever sério sem ironia quando se descreve um político é o mesmo que atribuir uma medalha de honra.
Dentro dos defeitos, possui uma teimosia e uma limitação de visão que tem pouco paralelo. Foi-lhe impossível distinguir, por exemplo, o que é a subserviência ao futebol e a justiça que lhe é devida. Não há nenhuma marca do Porto (sendo certo que o vinho só lhe tem o nome e nem as caves cá se encontram) tão forte e benéfica como o FCP. Nenhuma. É inadmissível que o clube que mais do que pluri-campeão nacional foi campeão Europeu e vencedor, por duas vezes, da Taça Uefa não seja recebido, em júbilo, pela câmara a que pertence. Não me esqueço, também, que quando a baixa começou a ser revitalizada à custa dos negócios nocturnos que lá foram pulular a primeira intenção do Rio foi acabar com a brincadeira. Quando percebeu que a coisa ia bombar, fingiu que apoiava e cavalgou a onda que pretendeu matar.

Então, e agora?

Jamais votarei Menezes. JAMAIS!
Nunca votarei no arquétipo do político que nos trouxe até aqui.
Nunca votarei em ninguém que tenha o apoio de Miguel Relvas.
Em abono da verdade, há uma coisa em que Menezes é incomensuravelmente melhor que Rio: Menezes tem visão!
Jamais Menezes criaria a tensão que se criou com o FCP e jamais pretenderia matar uma dinamização que muito faria e fez pelo Porto.
O problema é que a medalha de seriedade lhe fica mal. O mal é que pediu um parecer para comprovar que podia candidatar-se a outra câmara (sim, era um parecer com resultado a pedido) e foi a Câmara de VN Gaia que o pagou.
O problema é que mais que não criar tensões com o FCP lhe é subserviente, daí ter lá nascido o centro de estágio.

Acho, por exemplo, que o Rio seria um bom Ministro das Finanças mas nunca um bom PM. O que lhe sobra em merceeiro (sem qualquer tom pejorativo, é imprescindível alguém que controle contas) falta-lhe em visão; falta-lhe ver mais do que números; falta-lhe resistir a esta coisa moderna de tudo ser calculado em euros.

Isto pelo Porto está tão difícil como em todo o País. Difícil...
Não encontro escolhas óptimas e doi-me ter de ir atrás do clássico mal menor.
Não voto Menezes. Não voto Comunistas. Não voto espantalhos que desconheço.
Vai-me sobrar o Rui Moreira... e isso não me deixa excitado!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home