Saturday, June 29, 2013

Círculos

Desde cedo me dei conta de que as pessoas deixaram, em larga escala, de entender um comentário como apenas isso mesmo: um comentário.
Como não sou tão diferente da maioria como às vezes gostaria, também fico incomodado quando me sinto atacado e quando me parece que a opinião transmitida não é o fim em si mesmo mas antes um meio para, de forma encapotada, atacar, ferir ou insultar.
Felizmente, desde o fim da adolescência (sendo que a minha durou até, talvez, um pouco menos do que o meio dos 20s) deixei de sentir tudo como ofensivo apenas porque discordante.

Vamos então aos círculos...eles mesmo meio adolescentes.
Há muitos motivos para procurarmos quem concorda connosco. Desde a vontade de ser aceite passando pela validação de que somos inteligentes e admirados por essa inteligência. É uma coisa entre a vaidade e a insegurança e isso nada tem de mal, faz parte da carne. O problema é quando não é ultrapassado.

Aprenderemos sempre pouco com quem partilha a nossa visão e quanto mais próxima for essa partilha menos aprendemos.
São as visões diferentes, às vezes antagónicas, que permitem a questão e é a questão que ajuda a eliminar a dúvida e é a aliminação da dúvida, uma a uma e que em seres inteligentes é um stock ilimitado, que se aprende.

Por exemplo:
Ontem vi o América Proibida, um dos meus filmes favoritos.
Gosto do elenco, gosto da história e gosto da visão que é dada (há momentos preciosos como, por exemplo, o preto que se torna amigo do nazi lhe diz não te esqueças que na prisa o preto és tu ) mas há algo que é indesmentível:
Não se converte um nazi numa pessoa normal num dia; não se pode desculpar tudo por causa da raça (seja ela qual for) nem da situação sócio-económica (seja ela qual for); nem todos os pretos que são presos o são por conta de uma maquinação; a raça pode ser uma vantagem como aconteceu com o OJ Simpson.
E isto é meramente exemplificativo.
Eu vejo o filme, eu gosto do filme, eu concordo com a mensagem... mas eu sei mais coisas, mas eu sei que o filme é faccioso.

Compreender não é desculpar.

3 Comments:

Blogger Dinada said...

Este poste podia ser de 04 de Julho.
Ai podia podia :)

5:03 AM  
Blogger Kaiser Soze said...

dinada...ganda nick

11:44 AM  
Blogger Dinada said...

DiNiilsmo ocorreu-me (not), mas o pretensiosmo da coisa fez-me uma pessoa simples. Assim ficou DiNada.
Ganda nick?
Sério?
Ganda comento :)

2:48 PM  

Post a Comment

<< Home