Friday, June 28, 2013

Gente Perdida

Há um erro muito comum entre pessoas bem sucedidas e quando digo bem sucedidas enterro aqui, a custo, as celebridades que o são por nenhum outro motivo do que serem celebridades (há uns tempos vi um estudo que o que os jovens mais querem ser é famosos...triste mas verdadeiro, como a música dos Metallica).
Esse erro é perderem-se no seu próprio mito, mito esse de criação própria ou alheia. Uma mistura de sobranceria com cogumelos onde os cogumelos são o que os outros dizem deles e a sobranceria a crença de que são assim tão especiais.

Case and Point: Lance Armstrong!
Admirei e admito o Armstrong por ter vencido um cancro agressivíssimo e, a acrescentar, ter vencido 7 Voltas a França. Foi dopado, é evidente agora como era evidente na altura, mas ainda assim ganhou, dopado como os outros ou ainda mais, depois de ter vencido a doença.
Esta história seria sempre inspiradora...caso o Armstrong não se revelasse a besta que se revelou...o que era evidente na altura e agora também.
Não fosse a destruição de pessoas e carreiras, o insulto gratuito a tudo e a todos e a soberba de quem se acha muito mais e muito melhor e ninguém o veria, como vê agora, como o maior flop do desporto. O que ele não é!
Há coisas que as pessoas não aprendem: Não é o erro e o encobrimento!! E quanto mais agressivo o incumprimento, pior!!
Por exemplo: alguém, além dos Republicanos, quer saber que uma estagiária fez um bico ao Clinton?! Evidentemente, não.
Agora, alguém se interessa pelo facto dele ter mentido com todos os dentes a respeito?! Evidentemente, sim!

Case and Point: André Villas-Boas!
Eu gosto do André Villas-Boas. Acho-o educado, inteligente e simpático...mas já não o acho muito diferente dos outros bem sucedidos. Como eles, pode ser uma besta ainda que o não pareça e ainda que o seja apenas a tempo parcial.
Este fim-de-semana que passou, ele participou numa corrida amadora na Boavista juntamente com outros desportistas, políticos e afins. Todos levaram a coisa na desportiva menos ele.
O Villas-Boas fez uma ultrapassagem completamente assassina que beneficiou do facto do outro piloto não querer tornar a coisa triste e mandá-lo contra um muro (o que deveria ter feito); depois, na cegueira de perseguir outro, foi, de lado contra a vedação lateral.
Antes da corrida, o tipo foi o ser que sempre mostra ser: simpático, inteligente e tal. Depois da corrida foi esse mesmo tipo, novamente...o problema foi no meio!!
Não o comparo com o Lance de maneira nenhuma. Não o acho uma besta nem sequer um gajo enredado no próprio mito. O que digo é que, como todos os tipos que chegam ao topo, há momentos de comer sem contemplações nem amizades nem regras e isso mostrou-se, até, numa corrida solidária.

Há mais, muitos mais...mas por agora é isto.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home